Mercadinho São Luiz apresenta primeiro Relatório ESG; rede vai ganhar 7 novas lojas

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A publicação traz um panorama detalhado dos compromissos da empresa para impulsionar práticas comerciais responsáveis, sustentáveis e éticas em todas as suas operações

O Mercadinhos São Luiz lançou seu primeiro relatório ESG, abordando o ano base de 2022. Este documento, composto por cinco capítulos, destaca os princípios orientadores que conduzem a empresa em suas iniciativas sustentáveis. Sublinha, de maneira prática e estratégica, a contribuição da empresa em relação aos 10 princípios do Pacto Global e aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

Ambiental, social e governança

Desenvolvido em parceria com a Avalie Consultoria em Sustentabilidade, o relatório detalha as práticas implementadas pelo Mercadinhos São Luiz nos âmbitos ambiental, social e de governança. Entre os destaques, estão: o uso de energia renovável, com 79% da energia consumida no grupo vinda de fontes renováveis; gestão de resíduos sólidos, com técnicas de compostagem, logística reversa, reciclagem; programa de diversidade, equidade e inclusão; casamento coletivo; universidade corporativa; apoio ao pequeno fornecedor, além da formação completa do conselho consultivo, práticas de compliance e código de ética. 

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Severino Ramalho Neto, explica que as ações de responsabilidade socioambiental sempre fizeram parte do negócio da família

Prática

O diretor-presidente do Mercadinhos São Luiz, Severino Ramalho Neto, explica que as ações de responsabilidade socioambiental sempre fizeram parte do negócio da família. “Mesmo sem um entendimento tão formal sobre o assunto, algo no DNA dos nossos fundadores (meu avô Luiz Melo e, mais tarde, meu tio João Melo, responsável por nossa incursão no varejo) sempre nos chamava para uma corresponsabilidade em relação ao mundo em que vivíamos. Isso não significa dizer que somos, desde sempre, referência em relação às ações de ESG. Assim como toda a sociedade, aprendemos muito com o passar do tempo e continuamos nos aperfeiçoando em relação a esse assunto”.

Aperfeiçoamento 

Ainda de acordo com Neto, foi pensando neste constante aperfeiçoamento que, nos últimos anos, a empresa estruturou melhor as práticas de ESG. “Criamos uma área específica para o tema - ligada à nossa diretoria de Recursos Humanos, listamos todas as ações que já tínhamos, criamos novas práticas, estruturamos políticas para a área e formalizamos processos no acompanhamento de resultados”, finaliza. 

Em expansão

O Grupo São Luiz está em plena fase de extensão de seus negócios. A empresa inicia 2024 divulgando a inauguração de sete novas unidades ao longo do ano no estado do Ceará, tanto de lojas da bandeira “Mercadinhos” quanto “Mercadão”, loja de descontos. 

Com previsão de inauguração ainda no primeiro semestre, a região norte do estado receberá um Mercadinhos São Luiz, em Sobral. Outras duas filiais do modelo tradicional serão inauguradas na Região Metropolitana de Fortaleza, uma em Porto das Dunas, Aquiraz, e outra no Eusébio.

Mercadão

Já em relação à bandeira Mercadão, estão previstas inaugurações de três unidades em Fortaleza, localizadas na avenida Rui Barbosa e nos bairros Castelão e Mondubim. Adicionalmente, há planos para a instalação de mais uma loja dessa bandeira em Caucaia, com previsão para o final do ano.

O diretor-presidente do Grupo São Luiz, Severino Ramalho Neto, explica que cada nova loja tem a estimativa de gerar aproximadamente 100 empregos diretos, nas unidades em pleno funcionamento. “A expansão da rede é fruto de um planejamento estratégico realizado ao longo do tempo. Em 2023, a empresa investiu R$ 20 milhões para triplicar a capacidade de operação do centro de distribuição, visando atender às demandas das novas filiais”, ressalta.

Uma das lojas já em operação em Juazeiro do Norte passará por uma expansão ainda este ano. Além disso, a cidade está nos planos de expansão para receber uma unidade do modelo Mercadão em 2025.