Aeroporto: inicia cobrança acima de 10 minutos no meio-fio

aero
A mudança relativa à nova regra de parada no embarque e desembarque já vinha acontecendo, mas agora acontecerá a cobrança Foto: Divulgação

Houve polêmica, questionamento, mas vem aí a cobrança para o consumidor. A partir da próxima terça-feira (18/4), o motorista que ultrapassar 10 minutos na área do meio-fio no aeroporto pagará a quantia de R$ 20,00 a cada 10 minutos extras. 

De acordo com a Fraport, gestora do Aeroporto de Fortaleza, "o acesso ao meio-fio permanecerá sendo gratuito e o objetivo é que os condutores utilizem corretamente o espaço. Todos terão 10 minutos para fazer o embarque ou desembarque do passageiro e deixar o local".

Acrescenta a empresa que "ao invés de permanecer no meio-fio, onde é proibido estacionar, o motorista que for precisar de mais tempo para aguardar a chegada de alguém, por exemplo, poderá se dirigir ao estacionamento".

Justificativa

“É importante salientar que sempre foi proibido estacionar no meio-fio. Esta medida vem para organizar os veículos e garantir que todos tenham acesso a vagas para parar e embarcar ou desembarcar passageiros. Os 10 minutos são mais do que suficientes. Nossos testes mostram que o tempo médio de uso do meio-fio, incluindo o percurso da entrada até a saída, é de quatro minutos”, explica Natalie Valezi, diretora de marketing e comunicação da Fraport Brasil.

PCDs (Pessoas com Deficiência) que necessitarem de um tempo superior aos 10 minutos estipulados para embarque e desembarque no meio-fio do Terminal de Passageiros deverão enviar um e-mail para ouvidoriafor@fraport-brasil.com, com o assunto "PCD - utilização meio-fio”, contendo:  nome completo, data da viagem, número do voo, horário do voo, companhia aérea e cópia da Credencial de beneficiário, conforme previsto na lei 13.146/15. Estas informações deverão ser enviadas com, no mínimo, 72 horas úteis de antecedência à data do voo. O limite máximo de tempo para isenção será de 30 minutos (já incluídos os 10 minutos iniciais da tolerância). Todas as informações estão no site do Fortaleza Airport: https://fortaleza-airport.com.br/pt/institucional/acessibilidade.