Queixas: atraso das obras da Enel no foco do Conselho de Consumidores

enel
Segundo o Conerge, 88 respostas de clientes da classe rural em 60 municípios apontam resultados bastante negativos

Membros do Conselho de Consumidores da Enel Distribuição Ceará (Conerge) se reuniram para a 264° reunião ordinária. A principal pauta do encontro foram os atrasos das obras da Enel e as queixas dos clientes da classe rural da distribuidora. 

O responsável pela área de projetos e novas conexões da Enel, Marcelo Falcucci, apresentou ao Conselho o status e o acompanhamento das novas ligações que demandam obras da Enel Distribuição Ceará.

Queixas

A apresentação mostrou redução significativa dos atrasos das obras no mês de setembro, mas o presidente do Conerge, Erildo Pontes, rebateu e apresentou uma pesquisa realizada em 60 municípios com clientes da classe rural, com o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – Faec.

“Nós conseguimos ouvir 88 respostas de clientes da classe rural em 60 municípios. Foram apenas 4 perguntas sobre a satisfação com relação ao atendimento da Enel, e os resultados foram bastante negativos”, frisou o presidente do Conerge, Erildo Pontes.

Durante a reunião ainda foram apresentados o Plano Anual de Metas 2024, pelo ouvidor da operadora, Rizonaldo Alves. E, por fim, o consultor em energia do Conerge, Ricardo Vidinich, que veio do Paraná, apresentou presencialmente a Agenda Regulatória 2023.

Além dos membros do Conselho, foram convidados para a reunião o representante da da Agência Nacional de Energia Elétrica no Ceará (Aneel), Maxuwel de Oliveira; o coordenador de Fiscalização da Agência Reguladora do Ceará (Arce), Deicson Araújo; e a ouvidora da Arce, Daniela Cambraia.

Atuação

O Conerge tem como missão e atribuição representar os 4 milhões de Consumidores da Enel Distribuição Ceará, defendendo os seus interesses, conforme Art. 13 da Lei 8.631/93 e Resolução Normativa Aneel nº 963/2021, de 14 de dezembro de 2021. Com finalidade de servir de instrumento consultivo, onde a sociedade tem a oportunidade de discutir e contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços de fornecimento de energia elétrica do país através das 5 classes de consumo: Rural, Industrial, Residencial, Comercial e Poder Público. A Enel Distribuição Ceará participa do Conselho exercendo a função de Secretaria Executiva, tendo direito a voto nas decisões  do Conselho.