Escultura de sucata será obra tema do Amigos em Ação 2023

sucata
Neste ano, a ação benemérita traz obra do artesão Edismar Arruda, que ressignifica sucatas automotivas e peças de metal

O escultor e artesão jaguaribarense Edismar Arruda assina a obra tema do Amigos em Ação 2023. Com o dom de conseguir ressignificar sucatas automotivas e peças de metal e transformá-las em arte, o artista emprestou seu talento à campanha e criou uma obra única e rica em detalhes especialmente para participar da 20ª edição do tradicional Leilão Filantrópico de Obras de Arte Amigos em Ação.

Jumento

O valor da venda da obra de arte deverá ser revertido em prol do trabalho das instituições de assistência social beneficiadas pela campanha neste ano. Com aproximadamente 350 quilos e medindo 1,92 X 1,90 metros, a escultura “Abençoado Jumento”, feita em sucata de ferro e aço, traz uma representação da figura de Jesus Cristo sendo carregado nas costas de um jumento.

Edismar conta que escolheu representar o animal na obra devido à importância que ele tem para o povo nordestino, sobretudo para a população que vive nos interiores, afastada das grandes capitais, por quem o jumento é bastante apreciado por ajudar a fazer o transporte de água, objetos e pessoas. 

Sobre o lombo do animal, Edismar decidiu simbolizar o líder dos cristãos e considera esse o grande desafio da obra. “Não sou especialista em representar rostos humanos e não utilizo muito nas minhas esculturas, mas decidi representar Jesus, o bom pastor, pelo que ele também significa para o nosso povo nordestino: a imagem da fé e da esperança”, afirma o escultor.

Sustentabilidade

Trazendo ainda uma proposta de sustentabilidade em seu trabalho, Edismar Arruda tem se especializado em esculturas de metal com a utilização de sucatas automotivas e peças de construção, fruto de doações e da coleta desses materiais que, em primeiro momento, teriam como destino o lixo. 

O artista já realizou exposições em galerias e shoppings de Fortaleza e espaços institucionais como a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), além do Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará. Suas peças também estão presentes em outros estados do país como Minas Gerais, Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo e Pará, chegando também a serem comercializadas fora do País.

Sobre a emoção de participar do Amigos em Ação, ele revela: “É a realização de um sonho. Eu venho sendo muito abençoado por Deus e tinha o sonho de poder retribuir ajudando também outras pessoas, mas não sabia exatamente como. Então, apareceu a oportunidade de participar do Amigos em Ação e, graças a Deus, a nossa obra foi escolhida e será leiloada, em prol de instituições que realizam trabalhos importantes em nosso estado para ajudar aqueles que mais precisam”.