M. Dias Branco anota lucro líquido de R$ 69,9 mi no 1º tri

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A marca Fortaleza chega aos 70 anos relembrando a história junto com os consumidores. Indústria cearense é líder nacional do setor de massas e biscoitos

Aos 70 anos de existência da marca Fortaleza, a M. Dias Branco anota ao mesmo tempo mais um bom desempenho contábil. A empresa de origem cearense registrou lucro líquido de R$ 69,9 milhões no primeiro trimestre de 2023, alta de 84,9% em relação ao mesmo período de 2022. 

O EBITDA (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) atingiu R$ 173,7 milhões, um crescimento de 95,4% na base anual de comparação. A receita líquida foi a R$ 2,485 bilhões, alta de 31,5%. 

Sete décadas

A marca que nasceu da pequena padaria, que se tornou a maior empresa de massas e biscoitos do País, estará presente nas casas, TV e ruas da capital cearense para comemorar os 70 anos presente na vida das famílias

Primeira marca da M. Dias Branco, Fortaleza nasceu em 1953 para mudar a história da capital do Ceará. Fortaleza e M. Dias Branco completam 70 anos, transformando as vidas de milhares de colaboradores e consumidores. Por isso, na comemoração do septuagésimo aniversário, a marca vai para as ruas da capital cearense com uma campanha 360º cheia de história e nostalgia, lembrando a todos um valor inseparável: “O amor só fortalece”.

A marca surgiu quando a Padaria Imperial, fundada pelo imigrante português Manuel Dias Branco, mudou-se da Rua Visconde do Rio Branco, no Centro, para a Rua João Cordeiro, na Aldeota, onde fica hoje o hotel praia centro,transformando-se em uma padaria com uma pequena fábrica de biscoitos no segundo andar. Pouco tempo antes, seu filho Ivens, com apenas 17 anos, havia decidido trabalhar com o pai, convencendo-o a iniciar a produção dos biscoitos. Em pouco tempo foi necessário ampliar a produção, e a nova padaria ganhou o nome de Fortaleza para homenagear a cidade que havia acolhido a família com tanto carinho.

O primeiro sucesso comercial de Fortaleza foi um biscoito do tipo Maria, batizado por Ivens como Pepita, remetendo à ideia de “pepita de ouro”. “Até parece que eu estava adivinhando que ia ser uma coisa valiosíssima, uma Pepita de ouro mesmo”, afirmou Sr. Ivens em depoimento ao jornalista Sérgio Villas-Boas, que assina a biografia do empresário, falecido em 2016. Mas algo muito curioso aconteceu: havia um pároco chamado Padre Pita que fazia a catequese na Igreja de Santa Luzia. Como a abreviação de padre é Pe, criou-se o folclore de que o biscoito havia sido batizado em homenagem a ele: Pe-Pita. A Kombi Fortaleza também é marcante, pois rodou anos pela cidade para distribuir as famosas massas e biscoitos da marca.

Entre 1954 e 1960, Manuel e o filho Ivens investiram intensamente em máquinas, fornos e moldes para ampliar a produção da marca Fortaleza. Os investimentos não paravam. Logo a dupla pensou em fabricar também macarrão, um alimento que todo mundo adora e rende inúmeros pratos, além de ter como ingrediente principal, assim como os biscoitos, a farinha de trigo. O jingle do comercial de lançamento do Macarrão Fortaleza, que ficou conhecido como Tarantela, ainda é lembrado por muitos cearenses: “Macarrão Fortaleza, não pode faltar na sua mesa/ um prato delicioso/ macarrão Fortaleza/ fácil de preparar/ Macarrão Fortaleza/ é qualidade com certeza”.

Primeira expansão

Em 1967, a fábrica passou por grande ampliação para acompanhar o crescimento da cidade, que na época tinha cerca de 700 mil habitantes. Neste mesmo ano, foi lançada a linha Extra Fina de produtos, acondicionados em embalagens especiais para distribuição em cidades distantes. Mas as ampliações já não eram suficientes para dar conta da produção, dado o sucesso dos produtos Fortaleza, que já eram vendidos em outros estados das regiões Norte e Nordeste.

Em 1980, foi inaugurada a nova sede da Fábrica Fortaleza, no município de Eusébio. Esta planta, hoje, é um complexo industrial com fábrica de massas, biscoitos, torradas e, também, um moinho de trigo. É um dos mais completos e modernos complexos industriais de produtos alimentícios do mundo. O complexo industrial produz itens de outras marcas da M. Dias Branco. Quem passa pela frente da fábrica “se delicia” com o cheirinho de biscoitos no ar.

Na década de 1980, o portfólio de Fortaleza já contava com três linhas de biscoitos e duas de massas. Hoje, Fortaleza oferece aos consumidores mais de 60 itens, entre massas do tipo comum, instantâneas, para rechear, sêmola e sêmola com ovos; biscoitos doces, amanteigados, salgados, água e sal, cream cracker, maria, maizena e rosquinhas; e uma linha completa de torradas.Toda essa trajetória da marca Fortaleza começou comuma pequena padaria.Hoje, a M. Dias Branco é a maior empresa de massas e biscoitos do paíse gera mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país.

Os 70 anos de Fortaleza são inseparáveis dos últimos 70 anos da capital do Ceará e de grande parte dos consumidores das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, onde seu portfólio é distribuído. Por isso, a marcainveste em campanha 360° com presença em TV, Rádio, Mídia Exterior, Edição Especial Comemorativa do Jornal O Povo e Quadro Especial com o poetistaBráulio Bessa, na TV Verdes Mares, onde serão contadas histórias reais de vínculo entre a marca e famílias cearenses ao longo dos anos.

Sobre a Fortaleza

Desde 1953, a marca Fortaleza foi a primeira a ser lançada pela M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos. Hoje, já são cerca de 60 produtos oferecidos aos consumidores, entre massas, biscoitos e torradas, fabricados em uma das maiores plantas industriais do País. Os alimentos Fortaleza são distribuídos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, deixando as refeições muito mais saborosas, desde a hora do café da manhã até o jantar. Há vários anos, a marca Fortaleza é destaque no prêmio Grandes Marcas, do jornal Diário do Nordeste.

Perfil da M. Dias Branco

A M. Dias Branco é uma multinacional brasileira do setor de alimentos, signatária do pacto global da ONU e com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou na década de 40, com a Padaria Imperial, uma iniciativa de Manuel Dias Branco em Fortaleza (CE). Hoje, as suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país. A Companhia possui 18 indústrias ou complexos industriais, sendo que sete deles possuem estruturas de moinho de trigo, além de 30 filiais comerciais, que favorecem a distribuição de seus produtos em todo o Brasil e para mais de 40 países.

Sediada em Eusébio (CE), a M. Dias Branco é líder brasileira em biscoitos e massas. A partir da aquisição da Jasmine Alimentos, concluída em agosto de 2022, assumiu a liderança também em cookies integrais, granolas e pães sem glúten. É referência em produtos orgânicos, funcionais, integrais, sem glúten, sem lactose e zero açúcar. Em outubro de 2022, anunciou sua primeira aquisição internacional, a LasAcacias, do Uruguai, focada no segmento de massas, mas que também tem no portfólio misturas para bolos e molhos. 

Portfólio

A Companhia detém marcas líderes, como Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester e Isabela, produzindo biscoitos, massas, farinhas, margarinas, snacks e torradas. Em novembro de 2021, foi feita a aquisição da marca Fit Food, a primeira iniciativa da Companhia no mercado de healthyfood, com produtos como biscoitos de arroz, pasta de amendoim, chocolates e massas feitas de milho. Destacam-se ainda as marcas Frontera, de snacks, e Smart, de temperos e condimentos.