Trairi recebe 1º parque híbrido com energia limpa do Brasil

qair
Trairi, município do Litoral Oeste do Estado, recebeu o Cluster Híbrido Eólico e Solar Fotovoltaico, contemplando duas formas de energias limpas, éolica e solar fotovoltaica

Trairi, município do Litoral Oeste do Estado, recebeu mais um empreendimento na área, implementado pela Qair Brasil, empresa subsidiária brasileira do grupo Qair International. O investimento foi de R$ 1,92 bilhão.

O Cluster Híbrido Eólico e Solar Fotovoltaico inaugurado contempla duas formas de energias limpas, éolica e solar fotovoltaica, ambas na mesma área e com as mesmas soluções elétricas.

Pionerismo

O empreendimento é o primeiro parque híbrido que a Qair Comercial construiu no Brasil, bem como o primeiro parque híbrido do Brasil em operação. Sua capacidade de produção é de 429,4mw e corresponde a um investimento de quase dois bilhões de reais.

Durante a construção do Cluster, a Qair Brasil gerou cerca de 1.100 empregos diretos, sendo cerca de 80% desses destinados aos cearenses. “A Qair sempre que instala um parque, seja ele eólico ou solar, uma de suas condições contratuais é, exatamente, a utilização da mão de obra local”, destacou o presidente da empresa, Armando Abreu. Atualmente, a empresa tem contrato permanente com, em média, 80 pessoas, sendo a maioria do Ceará.

Capacidade

A energia produzida pelo Cluster permite atender 800 mil residências, o que corresponde a aproximadamente 103.850 toneladas de emissões evitadas de CO2. Em termos de árvores, isso representa poupar a destruição de 1.950.000.

O presidente destacou orgulhoso: “Estou no Ceará há 27 anos, acompanhei toda a evolução das energias renováveis no estado e, com muito orgulho, digo que a Qair hoje é o único player do setor elétrico que permanece com a sua sede no estado. Já sofremos várias tentações, mas realmente enquanto eu for vivo e, tiver palavra, a Qair não vai sair do Ceará”.

O governador Elmano de Freitas, na oportunidade, celebrou os profissionais que participaram da construção do Cluster e os que estão a trabalhar. Na sequência, destacou: “estamos aqui tratando de um dos temas mais importantes da humanidade. Temos percebido que as mudanças climáticas colocam em cheque vários sistemas produtivos do mundo e a matriz energética é um elemento central dessa temática. Aqui, o que nós estamos fazendo, no nosso Ceará amado, é mais um esforço que a humanidade inteira está a fazer para termos um planeta mais equilibrado e com sustentabilidade para gerações futuras”.

Outro ponto abordado pelo governador é a sua expectativa de que se possa ter no Brasil a compreensão clara do quanto as energias renováveis são importantes e, absolutamente, estratégicas o para o país”. finalizou o governador.

Os secretários de estado do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho; das Relações Internacionais, Roseane Medeiros; e das Cidades, Zezinho Albuquerque, também participaram da inauguração junto de diretores da Qair. O secretário Salmito Filho destacou que “isso é desenvolvimento, matriz energética limpa para a reindustrialização do Brasil, do Nordeste e do Ceará”.

Perspectivas

O presidente da Qair, Armando Abreu, relatou o que está por vir para o Ceará na área de energias renováveis. “O nosso projeto em relação ao hidrogênio no Ceará começou há três anos. Hoje, em parceria com outra empresa, temos o primeiro projeto para solicitação de uma licença prévia de uma iniciativa de hidrogênio de 280 megawatts”.

Em termos imediatos, de curto prazo, o presidente da Qair anunciou, ainda, uma parceria com a EDP, primeira empresa no Ceará a produzir uma molécula de Hidrogênio Verde, e com a CSI Geradores para fornecer geradores de hidrogênio, comprados pela Qair juntamente com a CSI, para suprir a energia elétrica de diversos eventos no estado. “Não há uma central grande, são dois geradores de 100kw, mas temos o objetivo de fornecer o que for possível, em termos de energia, para eventos, sejam eles do Governo do Estado ou de outras instituições”, reafirmou.