Expoece reúne 5 mil animais; feira entre as 3 maiores do NE

expoece
A Expoece 2023 será realizada entre os dias 12 e 19 de novembro no Parque de Exposições Governador César Cals, na Capital cearense

A maior exposição agropecuária do Ceará e uma das três maiores da região nordeste, em número de animais, começa no próximo mês em Fortaleza. A 67a edição da Expoece será realizada durante uma semana inteira nesse mês, de 12 a 19 de novembro no Parque de Exposições Governador César Cals, localizado no Bairro São Gerardo em Fortaleza.

O evento, realizado pela Associação de Criadores do Ceará (ACC), prevê a exposição de mais de 5 mil animais de vários estados brasileiros, incluindo aves, bovinos, caprinos, equinos e ovinos. Esse número representa um aumento em relação a 2022, quando cerca de 4 mil animais foram expostos.

Tendências do setor

Além da quantidade de animais, a Expoece mescla tradição com modernidade e apresenta as tendências mais recentes de feiras do segmento agropecuário. Um dos destaques da programação é o ranch sorting, uma prova equestre originada do trabalho de fazenda em que é necessário separar o gado de um curral para outro.

Além disso, o evento inclui uma série de concursos de raças de diversas espécies, como o nacional das bovinas Jersey e Pardo Suiço, sendo esta última avaliada por um juiz norte- americano; a nordestina do cavalo mangalarga; e o julgamento ranqueado das raças Santa Inês (ovino) e da Anglo-Nubiano (caprino).

“A Expoece é hoje no Estado do Ceará a exposição agropecuária que reúne o maior número de animais num único espaço, levaremos aproximadamente cinco mil animais para a edição desse ano. Na região nordeste ficamos atrás apenas de duas exposições realizadas no Rio Grande do Norte e na Bahia. Por isso, nós que fazemos a Associação dos Criadores do Ceará, acreditamos em um significativo aumento no volume de negócios gerados nos oito dias da Expoece 2023”, destaca Braga Almeida, presidente da Associação dos Criadores do Ceará – ACC.

Desde 1954, a Expoece faz parte do calendário de eventos tradicionais de Fortaleza. Mais do que uma oportunidade de networking para criadores do Ceará e de outros estados, a exposição reúne gerações de famílias que têm a oportunidade de entrar em contato com as raízes do campo sem sair da capital cearense.

Gastronomia

Para os amantes de um bom churrasco, a Expoece vai oferecer várias opções, incluindo a venda de diversos pratos da culinária regional e nacional, como o churrasco no fogo de chão e no fogão a lenha, bem como oficinas de BBQ para aqueles que desejam aprender a preparar um bom churrasco. Comidas típicas, como rapadura e tapioca, também estarão disponíveis para compra.

A 67a edição da Expoece tem o apoio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Governo do Ceará, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae), da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, da Enel e do Banco do Nordeste.