Bares e restaurantes: Abrasel reage contra a Taxa do Lixo

bar
“Essa é mais uma medida que afeta não só o setor, mas toda a população, uma vez que ainda estamos sentindo os impactos da pandemia na nossa economia e que todos tiveram que se readequar", diz Taiene Righetto, presidente da Abrasel no Estado

Após a Fecomércio Ceará se posicionar contra a nova Taxa do Lixo mais uma entidade representativa de empresas, a Abrasel no Ceará reage contra a tributação criada e seu impacto em todos os segmentos.

Para a Abrasel, "o Projeto de Lei Ordinária nº 437 de 2022, que trata sobre a gestão de resíduos sólidos em Fortaleza, é mais um peso no orçamento das famílias e lamenta profundamente a medida do poder público".

Para Taiene Righetto, presidente da Abrasel no Ceará, a melhor forma seria enxugar a máquina pública e administrar o orçamento para assim dar uma melhor destinação do dinheiro público, e não aumentar ainda mais os impostos.

Impacto

“Essa é mais uma medida que afeta não só o setor, mas toda a população, uma vez que ainda estamos sentindo os impactos da pandemia na nossa economia e que todos tiveram que se readequar. Ao contrário do que muitos dizem, não existe obrigatoriedade por parte da prefeitura que exija do órgão essa cobrança na taxa de lixo, onde inclusive já se tinha orçamento previsto para 2023 para atender a demanda do lixo, sendo assim algo que só faz com que traga mais despesas para a população e para empreendedores. Nós lamentamos e sempre seremos contra a adoção desse tipo de lei”, afirma Righetto.

A associação também reforça que a grande maioria dos empresários do setor já é obrigada por Lei Federal a proceder com a coleta particular dos seus resíduos sólidos, quando produzem mais de 100 litros de lixo por dia, então com isso os bares e restaurantes já pagam uma empresa privada para recolher o lixo, sendo sem sentido o pagamento de mais uma taxa.