100 mil mudas de árvores serão distribuídas no Natal de Luz

mudas
A 27ª edição do Ceará Natal de Luz tem início no dia 17 de novembro, com abertura na Praça do Ferreira. 
A iniciativa entrou para o Guinness Book ao plantar 65 mil mudas em 23 minutos e 30 segundos. E em 2022, o evento atingiu a meta de 2 milhões de mudas frutíferas, ornamentais ou medicinais

De Pacoti para o Ceará Natal de Luz. O compromisso com a preservação do meio ambiente continua. Neste ano, serão distribuídas 100 mil mudas de árvores.

"Os trabalhos no Nosso Sítio em Pacoti acontecem praticamente o ano inteiro, uma vez que são realizadas diversas etapas, do plantio à germinação das sementes, passando pela colheita e pelo processo de embalagem.

“Temos uma equipe exclusiva apenas para atender o Ceará Natal de Luz. Para esta edição, produzimos aproximadamente 100.000 mudas, que serão entregues ao evento agora em novembro. É muito gratificante fazer parte desta grande corrente em prol do meio ambiente, atuando com tantos outros parceiros como agentes de transformação”, destaca Aldeni Alves, produtor da Agrofloresta, empresa responsável pelo cultivo das mudas do Ceará Natal de Luz no Nosso Sítio em Pacoti. 

Sustentabilidade

Já o presidente da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante, destaca que o pensar verde faz parte do alicerce do Ceará Natal de Luz para além do oxigênio que é gerado a partir da troca de mudas. “Com a ajuda da população, a gente consegue dar um destino sustentável para o lixo. Somente em 2022, conseguimos juntar 1 tonelada de garrafas PET, gerando bônus de energia para ajudar na manutenção da Associação Nossa Casa Mãe África, localizado no bairro Granja Lisboa”, reforça. 

Recorde

A campanha pelo verde, que troca garrafas plásticas por mudas, por exemplo, teve início em 2007 e tinha a meta de plantar 1 milhão de árvores até 2017. Entretanto, a marca foi alcançada três anos antes, em 2014. Já em 2008, no ano seguinte ao lançamento da campanha, o Ceará Natal de Luz entrou para o Guinness Book ao plantar 65 mil mudas em 23 minutos e 30 segundos. E em 2022, o evento atingiu a meta de 2 milhões de mudas frutíferas, ornamentais ou medicinais.  

Espécies distribuídas

Entre as espécies distribuídas de 2007 para cá, destaque para caju, acerola, goiaba, palmeira, noni, sapoti, pitanga, ata, graviola, manga, açaí e ipê, que ajudam a trazer vida, beleza, frutos, amor e esperança. Mas até chegarem ao posto de trocas, localizado na Praça do Ferreira, há todo trabalho realizado por floricultores e outros especialistas, que acontece diretamente do Nosso Sítio, localizado em Pacoti, no Maciço de Baturité. É nesse local onde, há nove anos, as mudas do Ceará Natal de Luz são cultivadas.  

Serviço

Realizada pelo Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social e pela CDL de Fortaleza, a 27ª edição do Ceará Natal de Luz tem início no dia 17 de novembro, com abertura na Praça do Ferreira.