Fortaleza: TIM espera liberação para ativar 5G e inaugura loja conceito

tim
A nova unidade da TIM para o consumidor  na Capital cearense é projetada para a experiência. Possui equipamentos de última geração, lounge da casa conectada, espaço coworking e é pet friendly Foto: Divulgação

Enquanto se aguarda com expectativa a ativação do 5G em Fortaleza, a TIM surfa na onda da nova tecnologia anotando um crescimento 25% nas vendas de aparelhos compatíveis com a evolução tecnológica, nas localidades onde o 5G já está operando. O desempenho foi verificado na última quinzena.

Rede pronta

Na Capital cearense, a operadora líder de cobertura móvel no País, informa que está pronta para iniciar o 5G, apenas aguardando a liberação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), diz o diretor de Vendas da TIM Nordeste, Bruno Talento. A próxima reunião para tratar do tema com a Agência será no dia 30 de agosto, com o possível aceno da data de liberação.

O executivo da TIM veio a Fortaleza, nesta quarta-feira (24), inaugurar a nova loja conceito da Tele, no RioMar do Papicu. O novo espaço para o consumidor, além de equipamentos de última geração, lounge da casa conectada, espaço coworking, também é pet friendly. A ideia é permitir e facilitar a melhor experiência ao cliente, inclusive com a chegada do 5G, bem como a tomada de decisão sobre serviços e conectividade via IoT (Internet das Coisas).

Sobre o 5G no CE

No Ceará, a TIM detém uma base de 2,74 milhões de linhas ativas e um market share de 28,16%. Conforme reitera Talento, a operadora está com rede pronta para o 5G. No Estado, no primeiro momento, será atendida Fortaleza. "A previsão é de uma antena a cada 100 mil habitantes da Capital. Essa é a meta inicial, mas a expectativa da TIM é fazer melhor que o estabelecido pela Anatel", ressalta o executivo.

Como será a adesão

Com a ativação da internet de quinta geração, Bruno Talento adianta que todos os clientes da TIM que tenham um aparelho 5G e um chip da operadora vão ter acesso ao 5G, mas será o "non-standalone", seja cliente pré ou pós-pago. Com isso, acrescenta, será entregue a alta velocidade, a possibilidade de conexão de vários serviços, uma boa experiência com a internet 5G. Em algumas cidades, ele aponta que a operadora está chegando a 1G de velocidade de upload e de download.

O próximo passo, observa, é a liberação do serviço chamado de "buster". Neste pacote, inicialmente, se o cliente pós-pago aderir, no momento da ativação, em caráter promocional, nos três primeiros meses, ele terá um ano de gratuidade do 5G. Depois desse período promocional, a TIM estima um valor de R$ 20 pelo serviço, passando a ter acesso ao 5G "standalone", com baixíssima latência e a capacidade de conectar 10 vezes mais equipamentos no seu serviço.  

Para além da melhoria na velocidade, a qual a quinta geração é considerada sinônimo, a verdade é que a nova tecnologia tem muito mais a oferecer. Sobre isso, Bruno Talento, fala da expansão das funcionalidades e aplicações antes impensáveis. Portanto, será possível várias mudanças de serviços na vida da sociedade e empresas.

Loja conceito

Com 200m² de área total, a loja conceito da TIM no RioMar Fortaleza traz uma nova jornada de atendimento ao cliente, de forma 100% digital. O projeto da loja tem assinatura da Cheil Brasil.

O ponto de vendas possui equipamentos com a tecnologia 5G para que os clientes experimentem acessórios e smartphones além de gadgets para a conexão de residências. 

“Com o novo modelo de loja queremos promover uma experiência completa, onde o cliente encontre tudo o que precisa num lugar só. Vamos além dos smartphones, de outros gadgets e acessórios. E ainda será possível conhecer e experimentar produtos e serviços já com a tecnologia 5G em espaços aconchegantes e práticos”, completa Talento.

ESG e parceiros

Alinhada ao compromisso com as melhores práticas ambientais, sociais e de (ESG, na sigla em inglês), a operadora instalou ainda uma urna de recolhimento de resíduos eletrônicos. No local, podem ser descartados diversos tipos de lixo, como smartphones, baterias, fones de ouvido, carregadores, cabos, chips e embalagens de telefones, que terão a destinação correta. 

Um espaço será dedicado para serviços oferecidos por parceiros da TIM, como Netflix, HBO, Deezer e Ampli. A parceria com a Ampli disponibiliza um teste vocacional simples e intuitivo que indica a faculdade que mais se enquadra no perfil de quem está respondendo. O resultado chega por e-mail, oferecendo uma lista de cursos que o cliente pode aproveitar gratuitamente.

Oferta 

Para marcar a estreia da nova loja, a TIM montou uma oferta exclusiva. O Samsung Galaxy A53 5G sai por R$ 1.699, no TIM Black 25 giga.