Fortaleza segue plano para ser Destino Turístico Inteligente

fortal
A Capital cearense foi uma das dez cidades brasileiras selecionadas pelo MTur para essa iniciativa Foto: Divulgação

A Secretaria do Turismo de Fortaleza (Setfor) iniciou o processo de implantação da Metodologia Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), dentro da Estratégia Nacional DTI Brasil, realizada pelo Ministério do Turismo (MTur).

“Apenas dez cidades brasileiras foram selecionadas para a implantação dessa estratégia de transformação da cidade em um destino inteligente, e Fortaleza foi uma delas. Essa capacitação é uma nova etapa dentro dessa conquista. Trabalhamos diariamente para o desenvolvimento da Cidade, tentando sempre nos adequar às novas demandas nacionais e internacionais”, destaca o secretário do Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira.

Capacitação

Servidores e colaboradores da Setfor participaram, na última semana, de uma capacitação dentro da estratégia de transformação de Fortaleza em um DTI. A capacitação foi realizada por um técnico do Ministério do Turismo e um consultor do Instituto de Cidades do Futuro, da Argentina, responsável pela implantação da estratégia no Brasil. Na ocasião, foram apresentados a metodologia DTI e o diagnóstico de Fortaleza. Também foi elaborado o Plano de Transformação da Capital.

A Estratégia Nacional DTI Brasil visa capacitar as cidades selecionadas para serem destinos turísticos inteligentes, considerando nove pilares: governança, inovação, tecnologia, sustentabilidade, acessibilidade, promoção e marketing, segurança, mobilidade e transporte e criatividade.

Processo de implantação do Selo DTI em Fortaleza

Fortaleza foi selecionada, em junho de 2023, como uma das dez cidades pelo Ministério do Turismo para participar da Estratégia Nacional DTI Brasil. No mesmo mês, teve início a capacitação online e presencial. Em julho, uma equipe da Setfor participou do Seminário Internacional de Destinos Turísticos Inteligentes, em Montevidéu. Em agosto, aconteceu a finalização do diagnóstico do destino e uma capacitação presencial em Foz do Iguaçu. E neste mês, foi validado o diagnóstico, realizada uma reunião com os consultores acerca dos dados e elaborado o Plano DTI da cidade.

O que é um Destino Turístico Inteligente

É um destino que gerencia seus processos e seu território, de forma inovadora e sustentável, comprometido com pilares que impactam positivamente a qualidade de vida dos moradores e dos turistas.

Cidade Inteligente

Recentemente, Fortaleza foi apontada em primeiro lugar do Nordeste no Ranking das Cidades com Serviços Inteligentes 2023. O levantamento foi realizado pela Conexis Brasil Digital, Connect 5G e Teleco, para identificar os municípios brasileiros com maior oferta de serviços inteligentes para o cidadão. A capital cearense aparece ainda em quarto lugar no ranking nacional, ficando atrás apenas de Curitiba, Uberlândia e Belo Horizonte.

“É uma grande alegria ver Fortaleza se destacando em várias frentes, inclusive no ranking de Cidades Inteligentes. Como gestor do turismo, comemoro cada uma dessas conquistas, pois elas refletem positivamente na economia do turismo da capital cearense”, afirma o secretário Alexandre Pereira.