Black Friday: descontos em todo tipo de produtos e serviços

bf
Google aponta aumento na busca por itens "inusitados" para a Black Friday 2023. De energia limpa e produtos para ventilação a suplementos alimentares

A Black Friday, comemorada na última sexta-feira do mês de novembro, é uma das datas mais esperadas no varejo brasileiro. O evento oferece grandes descontos em produtos e serviços dos mais diversos segmentos, e é aproveitado pelos consumidores para adiantar as compras dos presentes de final de ano e também para adquirir novidades.

Vendas 12,6% maiores

De acordo com a Neotrust, está previsto para 2023 um aumento de 12,6% nas vendas da Black Friday em comparação com o ano anterior, consolidando a tendência de crescimento sustentável desse evento no mercado brasileiro.

Além das previsões de crescimento do faturamento da data este ano, a preferência tradicional do brasileiro pela compra de produtos como celulares, eletrodomésticos, cosméticos, roupas e acessórios também está se expandindo.

Promoções inusitadas

De acordo com dados do Google, 24 categorias de varejo cresceram em buscas nos últimos, tanto em relação ao mesmo período de 2022, quanto em relação às semanas anteriores, o que não é incomum. Porém, algo chama a atenção: as categorias que vêm crescendo nas buscas.

Ar e ventilação (65%) e suplementos alimentares (25%) foram as duas categorias que mais cresceram nas pesquisas no período analisado pelo Google. Na sequência, aparecem as categorias Automotivo (21%), Eletroportáteis (21%) e Casa e construção (20%).

Crescimento

As vendas inusitadas na Black Friday crescem ano a ano. Para se ter uma ideia, na Black Friday de 2019, a última pré-pandemia, 960 mil rolos de papel higiênico foram vendidos pelo Magazine Luiza (o equivalente a quase 20 milhões de metros) e a Petz, rede de lojas especializadas em produtos para animais, vendeu 21 mil pacotes de tapetes higiênicos, de modelos e tamanhos variados.

O segmento de serviços está entre os não convencionais que cresceram em buscas para a Black Friday 2023 (12%), e traz possibilidades que fogem do óbvio.

Foi nesta linha de pensamento que a energytech mineira Juntos Energia decidiu aproveitar a data para fortalecer a marca ao oferecer benefícios para seus novos clientes e aplicar sua estratégia em uma data sazonal que, em tese, não se encaixaria em seu nicho. A empresa oferece o serviço de energia limpa compartilhada, modelo que não requer instalação de placas solares.

Energia cara

“A energia se tornou um dos itens mais caros das despesas mensais de famílias e empresas. Por isso nasceu a Juntos: com o objetivo de democratizar o acesso à energia limpa e mais barata. E a Black Friday se tornou um momento perfeito para aumentarmos o desconto e impactarmos ainda mais pessoas. Em nossa ação, Black November, estamos oferecendo aos novos clientes 20% de desconto na conta de energia por um ano - hoje o desconto é de 13%”, explica a diretora comercial da energytech, Roberta Antoniazzi.

Para o Google, a expansão no interesse do brasileiro por outros tipos de produtos e serviços na Black Friday tem a ver com o aumento das pesquisas online desde a pandemia e da amplitude de possibilidades que o digital oferece. Outras áreas não convencionais também se destacaram como intenções de compra durante o evento, como viagens (12%), área de educação (7%) e produtos para pets (7%).

O estudo “A Black pela Black”, realizado pela MindMiners, 51% dos consumidores que optam pelo ambiente online gostam de fazer as compras sem sair de casa, 6 em cada 10 pessoas já têm certeza de que realizarão suas compras na Black Friday deste ano, 32% já está planejando os produtos que quer adquirir.

Juntos Energia Compartilhada

A Juntos Energia,  energytech pioneira no Brasil na tecnologia de energia compartilhada, foi a primeira empresa a conseguir conectar usinas de energia solar às redes das concessionárias. Além de reduzir os impactos no meio ambiente e nas mudanças climáticas, a tecnologia de energia compartilhada da Juntos Energia promove uma redução significativa na conta de luz todos os meses, sem necessidade de instalações de placas fotovoltaicas ou taxas de adesão. 

A empresa também promove uma cadeia produtiva de ganhos,gerando renda para pequenos produtores de energia em zona rural e áreas urbanas. Em 2021, foi incorporado pelo fundo de private equity americano Alothon Group e Elétron Energy, uma das maiores comercializadoras e geradoras de energia elétrica e de gás natural do Brasil. Saiba mais: https://juntosenergia.com.br/