Calçados: industrial da Beira Rio conta trajetória no Ceará

img1
Roberto Argenta, presidente da Calçados Beira Rio S.A, um conglomerado com 11 fábricas realiza palestra nesta segunda-feira (23), em Fortaleza

Roberto Argenta, empresário do Rio Grande do Sul e proprietário da Calçados Beira Rio, vem a Fortaleza falar do segredo do seu sucesso e estimular o empreendedorismo. A companhia gaúcha é uma das maiores entre os players do setor calçadista no Brasil e no mundo e, atualmente, exporta para mais de 97 países, gerando mais de 9 mil empregos diretos.

Conglomerado

São 11 unidades fabris, e ainda nos centros administrativo e industrial. Além disso, todas as fábricas estão localizadas no Brasil, em especial no Rio Grande do Sul, reconhecido cluster do setor de calçados nacional.

Concomitantemente, a produção diária de 500 mil pares/dia da Calçados Beira Rio S.A atua na manutenção de outros 25 mil empregos indiretos.  Estes, oriundos de postos de trabalho compostos por um ecossistema formado por 369 (micros, pequenas e médias) empresas, denominadas ateliês e que têm entre seus clientes a companhia calçadista.

História

Empresário de visão humanista, Argenta nasceu no interior de Gramado (RS). Até os 11 anos trabalhou na roça com seus pais, dos 11 aos 18 anos estudou no seminário São José em Gravataí (RS), formou-se em Ciências Contábeis pela UFRGS, e atuou em várias empresas em Porto Alegre (RS) nas áreas financeira e de auditoria contábil.  

Há 47 anos, na cidade de Igrejinha (RS), ele iniciou em um galpão de madeira coberto de zinco à beira do rio, a empresa Calçados Beira Rio S.A., que produz as marcas Beira Rio Conforto, Vizzano, Moleca, Modare Ultraconforto, Molekinha, Molekinho, Actvitta e BR Sport. 

Empreendedorismo

Incentivador do empreendedorismo e do protagonismo profissional, Roberto Argenta leva sua visão de liderança para outros negócios, em setores como educação, turismo, hotelaria, gastronomia e agricultura. Participa ativamente do Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro, onde estão localizados a Antonio Meneghetti Faculdade, o Hotel Recanto Business Center, o Resort Termas Romanas, além do plantio de oliveiras e da fábrica de azeite de oliva. Neste local, o foco é a formação de pessoas. Aliás, gerar emprego e formar homens e mulheres é a grande alegria de Roberto Argenta.

Essa é uma das temáticas que o empresário aborda na palestra, em que ele ainda destaca que a “arrogância e a prepotência levam à falência” e que saber servir ao cliente é conduta crucial à perpetuação de todo negócio.

Serviço

Palestra O Segredo do Sucesso com Roberto Argenta
Data: 23.janeiro.2023
Local:  Restaurante Brisa do Mar – Gran Mareiro Hotel
Endereço: Rua Oswaldo Araújo, número 100 – Praia do Futuro | Fortaleza | CE
Horário: 19 horas
Reservas e informações: (85) 99968 8780
Vagas limitadas