Pix tem impacto positivo no comércio; Ceará tem média diária de 20 por cliente

cdl
Presidente da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante, destaca o sistema que,  pela tecnologia, facilita e moderniza ainda mais o processo de vendas

Desde 2020, o sistema de pagamentos se tornou parte da vida dos brasileiros. Na Capital cearense, clientes e vendedores aguardam com expectativa as novas funções do Pix 

Entre os estados que mais realizam transações por meio do Pix, o Ceará é o que mais se destaca. As informações são do Relatório de Gestão do Pix, feito pelo Banco Central (BC). Ao todo, são 20 transações no sistema de pagamentos ao dia por pessoa. A média do Nordeste é de 19 por usuário. O BC também divulgou atualizações que prometem expandir e transformar ainda mais o cenário de pagamentos no Brasil.

Desde o seu lançamento em 2020, o sistema tem desafiado as convenções. Agora a promessa é de que, logo em breve, seja possível realizar os pagamentos de maneira instantânea, sem o uso de internet, e até mesmo para fora do país. 

Outra nova funcionalidade é o Pix automático, ferramenta prevista para ser lançada em abril de 2024. Isso permitirá que pagamentos recorrentes sejam feitos de forma automatizada, sem a necessidade da autenticação do usuário todos os meses.

Expectativa

Essas mudanças geram grande expectativa para o comércio nacional. Em Fortaleza, a capital mais rica do Nordeste, de acordo com o IBGE, clientes e vendedores serão beneficiados com as novas funções. Como afirma Assis Cavalcante, presidente da CDL de Fortaleza:

“O Pix tem sido uma enorme ferramenta para o nosso comércio, pois significa mais rapidez e mais segurança para os consumidores e vendedores. As pessoas podem ir ao centro, shoppings e demais corredores comerciais para realizar suas compras sem precisar levar dinheiro físico. Trata-se de um sistema que, graças a sua tecnologia, facilita e moderniza ainda mais o processo de vendas”.