Fluxo aéreo internacional no CE sobe 37,98% no 1º semestre

aeroporto
Para o segundo semestre, a expectativa da Setur é que os números sigam em ritmo de crescimento com novos voos internacionais, como o de Buenos Aires e o de Bogotá

De janeiro a junho, cerca de 130 mil turistas internacionais passaram pelo Aeroporto Pinto Martins. O número representa um crescimento de 37,98% na movimentação desse público no principal portão de desembarque no estado, administrado pela Fraport-Brasil.

No mesmo período do ano anterior, o Ceará recebeu aproximadamente 95 mil turistas. O levantamento foi realizado pela Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), com base em dados repassados pelo setor de operações do terminal.

Miami

O voo direto de Fortaleza para Miami segue apresentando bons resultados. A conexão internacional foi a que obteve o crescimento mais expressivo no período analisado. Em seguida, aparece o voo que liga Fortaleza a Lisboa, da operadora TAP. Essas duas conexões, juntas, foram responsáveis por transportar mais de 85 mil passageiros de janeiro a julho deste ano.

Buenos Aires e Bogotá

No segundo semestre, a expectativa da Setur é que os números sigam em ritmo de crescimento. Para o período, o estado vai contar com novos voos internacionais, como o de Buenos Aires, retomado desde o dia 24 de junho, e o de Bogotá. A operação para a capital da Colômbia está prevista para iniciar entre os meses de setembro e outubro.

“Os números de retomada do turismo internacional no Ceará estão bem satisfatórios. Estamos monitorando mensalmente nosso fluxo aéreo para pensar novas ações e fomentar, ainda mais, a vinda de estrangeiros ao nosso destino. É um trabalho que vem apresentando resultados e a expectativa para o segundo semestre é seguir o ritmo de crescimento”, avalia a secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque.