Varejo faturou R$ 350 mi com sorteios e descontos, diz CDL

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As campanhas especiais estão consolidadas. O presidente da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante, explica a importância de ações como “Centro Premiado”, “Fortaleza e Liquida” e “Natal de Prêmios” para o varejo local

Buscar formas, desenvolver estratégias e proporcionar ao varejista condições para que ele possa vender mais. Essas são apenas algumas das prioridades da CDL de Fortaleza, que vem atuando ainda mais na promoção de ações que contribuam para a vitalidade e o aquecimento do comércio na capital cearense.

Prova disso, conforme destaca Assis Cavalcante, presidente da entidade, é a realização das três grandes campanhas anuais, cujo objetivo é impulsionar as vendas e, ao mesmo tempo, premiar clientes, vendedores e o próprio lojista. Somente em 2022, a partir dessas três iniciativas, foram injetados no comércio da cidade mais de R$ 350 milhões.

Aquecendo vendas

A primeira campanha do ano foi batizada de “Centro Premiado”. Implementada desde a primeira gestão de Assis Cavalcante na CDL de Fortaleza, em 2018, a ação nasceu com o objetivo de aquecer as vendas na principal região comercial da cidade ainda no primeiro semestre. E a cada ano, vem conquistando um número cada vez maior de lojistas interessados em participar. “Os prêmios também são muito importantes, pois são o sonho de consumo dos clientes, como motos, bicicletas, automóveis e até casas. Participando das campanhas, eles  vislumbram a possibilidade de serem sorteados com esses bens”, explica Assis Cavalcante.

Liquidação

A segunda campanha do ano é a “Fortaleza Liquida”, que teve início no dia 30 de agosto e segue até 06 de setembro. Trata-se de uma ação maior, que engloba não somente o Centro, mas também lojas de shoppings e demais corredores comerciais de outros bairros de Fortaleza e Região Metropolitana. Por já ser realizada há quase 20 anos, a expectativa dos consumidores para a sua realização é bastante alta.  Tanto que na última edição, em 2022, o total em compras foi 11% maior em relação ao ano anterior. Já o crescimento do ticket médio das notas e do número de cupons foi, respectivamente, de 34% e 42%.  

Assis Cavalcante destaca que, do ponto de vista comercial, a “Fortaleza Liquida” é estratégica porque ela acontece após quatro datas importantes para o setor: Dia das Mães, Dia dos Namorados, Férias e Dia dos Pais. “Quando as mercadorias ficam nas prateleiras, ou seja, que não foram vendidas durante essas datas alusivas, é o momento de fazer uma liquidação justa. Assim, o lojista consegue fazer a renovação para o final do ano e o cliente tem a possibilidade de comprar com descontos especiais e ainda concorrer a diversos prêmios”, pontua o presidente.

Natal

A última campanha do ano é o “Natal de Prêmios”, que também surgiu durante a gestão de Assis Cavalcante, e que acontece em paralelo ao Ceará Natal de Luz. Assim como o “Centro Premiado” e a “Fortaleza Liquida”, esta iniciativa alia desconto à sorteio de prêmios entre os consumidores. “Nesse período do ano cuja a venda, digamos assim, é mais aquecida, a gente percebe que os clientes já estão se acostumando a fazer suas compras para também participar da campanha”, reforça Assis Cavalcante.