Negociação prevê dona da Burger King assumindo franquia da Starbucks no Brasil

burger
O anúncio da Zamp, Dona da Burger King, foi feito nesta quarta-feira (21), em comunicado enviado à CVM (Comissão de Valores Mobiliários)

A Zamp, dona das franquias do Burger King e do Popeyes, está negociando com a Starbucks Corporation se tornar master franqueada da marca americana no Brasil. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (21), em comunicado enviado à CVM (Comissão de Valores Mobiliários). O órgão de fiscalização do mercado de capitais havia questionado à Zamp acerca de reportagem do Valor Econômico, que antecipou a negociação com exclusividade.

“A companhia iniciou tratativas com a Starbucks Corporation envolvendo o direito de explorar a marca e desenvolver as operações da Starbucks no Brasil, não tendo sido apresentada qualquer proposta ou celebrado qualquer acordo ou contrato com a Starbucks Corporation, exceto por um acordo de confidencialidade”, informou. A notícia foi confirmada no mesmo dia em que a Zamp anunciou que o bilionário fundo árabe Mubadala se tornou o controlador da empresa, com 58,2% do seu capital social.

Recuperação judicial

Hoje a marca Starbucks no Brasil é operada pela SouthRock, que entrou em recuperação judicial em 12 de dezembro do ano passado, com dívidas de R$ 1,8 bilhão. Na recuperação judicial estão outras marcas da empresa: T.G.I. Friday’s e BAR -Brazil Airport Restaurants (que opera a franquia da Starbucks e de outras marcas em aeroportos de São Paulo, Rio, Brasília e Florianópolis). A Subway, também operada pela SouthRock, ficou fora da recuperação judicial.

Crise e fechamentos

Desde o fim do ano passado, cerca de 40 das 187 lojas da cafeteria americana foram fechadas no Brasil, o que incluiu alguns pedidos de despejo. Além disso, a SouthRock tirou o aplicativo da Starbucks Brasil do ar e encerrou o programa de fidelidade da marca.

Para Paulo Solmucci Jr., presidente da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), o negócio pode ser positivo para reativar a marca no país. “Ainda que as sinergias entre as diferentes marcas [Starbuks, Burger King e Popeyes] não venha tão rapidamente, a Zamp pode resgatar a operação da Starbucks no Brasil, que vem sofrendo com os atuais donos”, diz.