Festival Delícias do Mundo espera receber 12 mil pessoas

delicias
O festival gastronômico acontecerá na Praça Verde do Dragão do Mar. Será a 6ª edição consolidando uma tradição gastronômica em Fortaleza, com a participação de grandes chefs e preços acessíveis

O Festival Gastronômico Delícias do Mundo chega a sua sexta edição e a expectativa é que, de 1 a 3 de dezembro (de sexta-feira a domingo), cerca de 12 mil pessoas passem pela Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Com mais de 15 países representados, o festival reunirá cerca de 20 chefs especializados da gastronomia nacional e internacional oferecendo pratos temáticos a preços acessíveis, com valores entre R$ 5,00 e R$ 50,00. A entrada é gratuita e o evento funciona das 16h às 23h ao ar livre, com música ao vivo e diversas atrações.

Balanço de seis anos

Em 2023 o Festival Delícias do Mundo chega à sexta edição e impacta pelos números grandiosos. “Com a soma de todas as edições, esperamos atingir um público total de 60 mil pessoas, bater a marca de 80 renomados chefs e ter cerca de 23 países representados”, conta Liége Xavier, produtora cultural e realizadora do festival, que já é tradição gastronômica em Fortaleza.

Música

Além de pratos saborosos, criados por grandes chefs, o Festival oferece uma programação musical especial para embalar a trilha sonora da volta ao mundo gastronômico, com shows de qualidade da MPB. O evento terá também oficinas gastronômicas gratuitas oferecidas por grandes chefs no Espaço Edil Costa, com dicas criativas de pratos deliciosos para fazer em casa.

Chefs confirmados

Serão diversos países representados nesta edição do evento com participação de renomados chefs. Entre eles, o conceituado consultor gastronômico do Festival Delícias do Mundo, Elcio Nagano, que vai explorar as várias cores e sabores da culinária tailandesa. 

Japa da Ostra

O festival conta ainda com a Japa da Ostra, Kazumy Miura, que é referência no mercado digital gastronômico e vai oferecer uma variedade de pratos asiáticos com frutos do mar selecionados. Representando o Japão, estará Bia Nagano, proprietária do Kina, com saborosos pratos da culinária nipônica.

André Adjafre marca presença com as especiarias da cozinha árabe, enquanto Miriam Muniz leva para o festival pratos italianos de dar água na boca. Hugo Benevides e Netto Rodrigues também oferecem o encanto da gastronomia italiana com o projeto Pomodori. Outra dupla confirmada são os irmãos Saulo e Dimitrius Donsouzis, proprietários do Olimpo Restaurante, trazendo o pioneirismo da culinária grega em Fortaleza. O requinte dos clássicos da culinária francesa ficará por conta de Luiz de França. A ponte França-Brasil também será representada pela Crepítos Creperia, de Débora Micheleto, com seus crepes que trazem o melhor dos dois países.

Duda Dondelli, proprietária do restaurante La Bandolera, encanta com o tempero especial da cozinha mexicana, enquanto Luhen Aquino vai preparar pratos da cozinha Cajun Americana, culinária de temperos marcantes que tem origem no sul do Estados Unidos. Já para quem não abre mão de um petisco mais brasileiro, Bruno Carvalho, proprietário da Citron Patisserie, leva ao festival as paixões nacionais, seus deliciosos churros e coxinhas.

Boleiro

Também estará presente O Boleiro, com diversas opções de bolos de dar água na boca. Samuel Lima estará à frente do stand da bolaria, carregando o legado de seu pai, Raimundo Nonato. A culinária cearense contemporânea ficará por conta de Carlos Henrique Sarmento, com pratos regionais de dar água na boca.

Ainda, representando todas as delícias que só um bom churrasco pode proporcionar estará Felipe Farias, com saborosos cortes de carnes. Os irmãos Lucas e Roberto Baptista, do Baptista Defumados, também marcam presença com deliciosos sanduíches feitos com carne de primeira.

Queridinhos do público, os famosos docinhos ficarão por conta de Karyny Góes, com a confeitaria Pra Sentir.

Oficinas gratuitas

O festival conta, ainda, com oficinas gastronômicas gratuitas oferecidas pelo Espaço Edil Costa durante os três dias do evento, com vagas limitadas. Para participar, basta fazer a inscrição no local, por ordem de chegada, a cada dia.

A grande novidade desta edição é a participação da Kuat no espaço. A marca terá uma oficina própria para ensinar receitas deliciosas que podem ser harmonizadas com o refrigerante, e ainda irá sortear três kits de produtos entre os participantes inscritos e mais 03 kits para o público em geral.

O 6º Festival Delícias do Mundo é realizado pela produtora cultural Liége Xavier. O evento tem patrocínio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, da Solar Coca-Cola e da Cervejaria Eisenbahn. Conta ainda com o apoio do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Mercadinhos São Luiz, Japa da Ostra, Granja Regina, Arroz Tio João, Nova Oliva e Fogo 36.  

Serviço

Programação

• Dia 01/12 (sexta)

20h - Show: Vannick Belchior

• Dia 02/12 (sábado)

20h - Show: Mano Braz

• Dia 03/12 (domingo)

19h - Show: Pedro Breculê

6ª edição do Festival Gastronômico Delícias do Mundo

Data: 1, 2 e 3 de dezembro de 2023 (sexta, sábado e domingo)

Horário de funcionamento: 16h às 23h
Local: Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Endereço: Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema

Entrada é grátis

Instagram: @festivaldeliciasdomundo