Sustentabilidade: Natura Ekos Concentrado de Castanha já chegou ao mercado

natura
O Natura Ekos Concentrado de Castanha traz a máxima potência biocosmética, união da ciência e natureza pelo bem-estar e beleza, para reparar e fortificar até as camadas mais profundas da pele

Reforçando o pioneirismo e o foco em inovação, a Natura anunciou recentemente o lançamento do primeiro concentrado para o corpo do mundo, que agora já está disponível para venda em mais de 100 lojas da marca em todo o Brasil.

O Natura Ekos Concentrado de Castanha traz a máxima potência biocosmética, união da ciência e natureza pelo bem-estar e beleza, para reparar e fortificar até as camadas mais profundas da pele.

Respeito à natureza

Além de representar uma inovação global no mercado de cosméticos, a marca também reforça o compromisso com a sustentabilidade, destacando a embalagem refilável feita 100% com plástico retirado dos rios amazônicos, que contribui para a redução significativa de resíduos e a estruturação de cadeias sustentáveis de plástico pós consumo em comunidades ribeirinhas e cooperativas de reciclagem.

Menos plástico, mais sustentabilidade

O produto, desenvolvido inteiramente pelo time de P&D da Natura, tem uma apresentação inédita: ao misturar o concentrado com a água, ele se transforma em um poderoso concentrado em creme, além de um desodorante hidrante.

A tecnologia por trás dessa transformação que chamamos de ‘mágica’ é resultado de três anos de estudos e prospecções de ingredientes, avaliações físico-químicas, sensoriais e de eficácia. A combinação adequada de substâncias, juntamente com a afinidade química entre elas, permite a formação rápida de uma emulsão com uma simples agitação manual.

“A chegada do primeiro concentrado para o corpo do mundo no mercado brasileiro é motivo de muito orgulho e celebração para todo o time Natura. Além de representar um avanço tecnológico nos cuidados com o corpo, ele também traz o compromisso de impactar positivamente a preservação da Amazônia e as comunidades envolvidas na produção do óleo de castanha. Esse lançamento é a união perfeita da ciência e natureza pelo bem-estar e beleza”, comemora Denise Coutinho, diretora de Marketing da Natura Brasil.

O novo Natura Ekos Concentrado de Castanha em creme já pode ser adquirido com as Consultoras de Beleza Natura no e-commerce ou em mais de 100 lojas físicas em território nacional.

Inovação e circularidade

Além de oferecer a inovação em sua fórmula, o produto também carrega a preocupação com a circularidade. O frasco refilável, feito 100% com plástico retirado dos rios da Amazônia, é reutilizável, e o concentrado apresenta uma redução de 81% no uso de material plástico em relação ao refil convencional, o que diminui em 55% a geração de resíduos. O trabalho de coleta dos resíduos da floresta é liderado pelo projeto Rios Vivos, apoio amazônico do programa Natura Elos, junto a comunidades ribeirinhas nos estados do Amazonas e Pará.

Ao gerar menos resíduos, a produção do hidratante concentrado resulta em uma redução significativa das emissões de carbono. Comparado ao refil regular, o produto recém-lançado emite 20% menos gases do efeito estufa na atmosfera e requer 75% menos caminhões para o transporte.

Impacto positivo

O lançamento também promove o impacto positivo nas comunidades envolvidas na produção do óleo de castanha. Dessa forma, o aumento do consumo desse bioativo contribui para fortalecer o empreendedorismo local e a cadeia produtiva do óleo, beneficiando comunidades em cinco estados diferentes, como a Coopavam (MT), Comaru (AP), Cooperacre (AC), Reca (RO) e Assoab (AM).

Para cada hidratante de castanha, é utilizado o óleo oriundo de aproximadamente quatro amêndoas. Considerando toda a produção, estima-se a utilização de 700 mil amêndoas de castanha. Já no processo de reciclagem do plástico utilizado nas embalagens, também são impactadas financeiramente 10 cooperativas de reciclagem, que hoje representam mais de 195 famílias do norte do Brasil.