Espaço das Artes em Aracati recebe a exposição “Paisagens Afetivas”

foto
A mostra coletiva reúne obras de 16 artistas, com múltiplas linguagens, sempre representando a paisagem como patrimônio pictórico e está inserida no VI Festival de Gastronomia e Cultura do Aracati

Será aberta a partir de dia 17 de novembro,  no Espaço das Artes, equipamento da Secretaria de Turismo e Cultura de Aracati que funciona no Casarão do Barão de Messejana, localizado no centro histórico aracatiense, a exposição  coletiva “Paisagens Afetivas”, que reúne obras de 16 artistas, cearenses ou que se radicaram no Ceará, e que reverenciam as paisagens afetivas, constituídas no imaginário de cada artista e representadas de formas diversificadas, demonstrando a multiplicidade dos referenciais artísticos de cada um.

Nesse trilhar, a paisagem se  torna o mediador da relação do homem com o mundo e busca conectar a sociedade e a natureza.  Andréa Dall’Olio, Celso Oliveira, Cumbe Art, Demeilson Ferreira, Flávia Memoria, Gabriel Gripp, Grupo Oicos, Ingrid Barreira, Ivan Guimarães, Júlio Jardim, Neil Preece, Paula Siebra, Ricarto Tavares, Ricardo Bezerra, Silicogravadores de Majorlândia e Wilson Neto, fazem parte do coletivo e tomam a paisagem como património pictórico representado em pinturas, desenhos, fotografias, aquarelas, esculturas e arte têxtil.

Curta metragem      

Também será lançado e exibido no Espaço das Artes, o curta-metragem “Não me olhe com o Canto dos Olhos", da produtora de Del Picchia Filmes, baseada em Aracati. Inédito, o curta, selecionado em trinta festivais internacionais e premiado em três deles, será exibido gratuitamente, todos os dias (de 17 a 19 de novembro), às 21h30.

A exposição, que tem a curadoria de Nathalie Nicolas e co-curadoria de Andréa Dall’Olio, é uma Realização Instituto de Estudos, Pesquisa e Desenvolvimento Vale Jaguaribe - Instituto Vale do Jaguaribe - IVJ, que promove, articula e desenvolve projetos culturais na região de jaguaribana. A produção é da Prefeitura de Aracati, através da Secretaria da Cultura com o apoio de recursos da Lei Complementar nº 195/2022 - Lei Paulo Gustavo. “Paisgens Afetivas” recebe o expressivo  apoio do Centro Universitário Multiversa do Jaguaribe.

Serviço

Exposição “Paisagens Afetivas" no Espaço das Artes em Aracati.Local: Rua Coronel Alexanzito, 763 – 2º andar. De 17 a 26 de novembro.

Durante o VI Festival de Gastronomia e Cultura de Aracati. Dias 17, 18 e 19 de novembro das 17h  às 22h.

De 20 a 26 de novembro. Segunda a Sexta, das 09h às 18h. Sábado, das 09h às 13h.