Central Eólica Gravier com capacidade de 71,4 MW inicia operação no CE

eolica
Com 17 aerogeradores, de 4,2 MW cada, a Central Eólica possui uma capacidade instalada de 71,4 MW, suficiente para suprir o consumo de 550 mil pessoas ou 180 mil residências

A Aliança Energia inaugurou oficialmente a Central Eólica Gravier, localizada no município de Icapuí, no Ceará. Com 17 aerogeradores, de 4,2 MW cada, a Central Eólica possui uma capacidade instalada de 71,4 MW, suficiente para suprir o consumo de 550 mil pessoas ou 180 mil residências.

Com um investimento de R$ 400 milhões, o empreendimento marcou oficialmente sua entrada em operação plena em 30 de dezembro de 2022, representando uma data importante no desenvolvimento da infraestrutura de energia renovável na região.

Compromisso

A operação de investimento consolidam o compromisso da Aliança Energia com a transição para fontes de energia sustentáveis. A cerimônia, realizada na área externa do parque eólico, contou com a presença de aproximadamente 100 pessoas.

Estiveram presentes autoridades municipais, lideranças comunitárias icapuienses, além de representantes do Conselho Administrativo da Aliança, formado pela Vale e Cemig, e das empresas responsáveis pela implantação (Weg) e operação de Gravier (Aliança), no dia 28 de novembro. A atração cultural no evento ficou por conta da Orquestra de Sopros de Icapuí.

Além dos benefícios ambientais, a Aliança Energia acredita que esses projetos ajudam a diversificar a matriz energética e gerar oportunidades econômicas, empregos locais e o engajamento comunitário, além de fortalecer laços e impulsionar o crescimento sustentável em parceria com as comunidades vizinhas. 

“A Aliança agradece a todos os envolvidos, desde parceiros e colaboradores até as comunidades locais, cujo apoio foi fundamental. Que o vento que impulsiona as turbinas da Central Eólica Gravier seja símbolo de um futuro cada vez mais sustentável, tornando-se um farol de inspiração para iniciativas semelhantes em todo o país”, destaca Antonio Victor de Campos França, gerente de Usinas Eólicas e Solares da Aliança.