Procon monitora 210 produtos para identificar altas na megaliquidação

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O órgão vem acompanhando preços desde o mês de agosto. O objetivo é comparar com os valores anunciados durante a Black Friday. Foi identificada, por exemplo, alta de R$ 900 em aparelho de ar condicionado

O Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza) divulga, nesta quarta-feira (22/11), uma lista com preços de 210 produtos mais procurados durante a Black Friday, período em que o comércio anuncia promoções e ofertas, programada para a próxima sexta-feira (24/11).

Desde o mês de agosto, o Procon vem acompanhando a evolução de preços de bicicletas, celulares, notebooks, geladeiras, fogões, máquinas de lavar e outros produtos. Os dados foram coletados em lojas físicas da Capital, bem como no comércio virtual.

Preços sobem

Dos 210 produtos monitorados pelo Procon, alguns itens oscilaram bastante nos preços. Um aparelho de ar condicionado (9.000 btus), por exemplo, subiu R$ 900,00. No início do mês de agosto, o item da mesma marca foi encontrado em loja física, no valor de R$ 2.199,00, enquanto que em novembro o aparelho de ar-condicionado passou a custar, na mesma loja, R$ 3.099,00, uma elevação de 40,92%.

Preços descem

Já um notebook, de configuração "core 13, 4GB", sofreu redução de R$ 1.000,00 entre agosto e novembro. O produto foi encontrado em loja física, no valor de R$ 3.099,00 no dia 4 de agosto. O mesmo item, na mesma loja, caiu para R$ 2.099,00, na última sexta-feira (17/11), uma retração de 32,26%.

Comparativo

O objetivo é oferecer ao consumidor opções de produtos e preços para um comparativo com os preços anunciados na Black Friday e saber se, realmente, terão promoções e ofertas. O Procon informa que os principais problemas encontrados na Black Friday são publicidade abusiva ou enganosa e o não cumprimento da oferta.

Confira a lista com os preços de produtos mais procurados na Black Friday, que está disponível no portal da Prefeitura de Fortaleza (www.fortaleza.ce.gov.br), no campo defesa do consumidor.

A presidente do Procon Fortaleza, Eneylândia Rabelo, alerta que já há indícios de elevação de preços próximo ao evento que promete ofertas e promoções. "Durante esses três últimos meses, os técnicos do Procon fizeram um trabalho em campo de coletar preços e anúncios, que vão auxiliar o consumidor a identificar publicidade abusiva". Ainda segundo a presidente, as empresas que anunciam falsas ofertas com o intuito de atrair o consumidor para uma promoção não verdadeira, podem responder a processo administrativo e serem multadas em até R$ 15 milhões.

Eneylândia também explica que o consumidor pode realizar pesquisa de preços em sites especializados que apresentam o comportamento de preços de diversos produtos nos últimos meses. "Outra dica é optar pelo pagamento em cartão de crédito, pois, ocorrendo algum problema de oferta não cumprida ou possível fraude em sites, é possível suspender o pagamento via empresa de cartão de crédito", complementa a presidente. Ela orienta, ainda, a utilização de cartão de crédito virtual temporário no aplicativo da operadora de cartão. "É uma medida de segurança que pode evitar clonagem de dados do consumidor", defende a presidente do Procon.

Plantão

Na sexta-feira (24/11), das 8h às 17h, o Procon fará plantão para recebimento de denúncias da população. Consumidores podem tirar dúvidas e obter orientação sobre a Black Friday por meio da Central de Atendimento ao Consumidor, no telefone 151.

Como denunciar

Consumidores podem realizar denúncia pela Central de Atendimento ao Consumidor, discando o número 151, bem como no Portal da Prefeitura, no campo "Defesa do Consumidor". Também é possível enviar denúncias de falsas promoções pelo aplicativo Procon Fortaleza, disponível nas plataformas Android e iOS.

Dicas na Black Friday

- Pesquise em sites de busca de preços o comportamento do valor do produto de seu interesse nos últimos meses;
- Registre os preços antes da Black Friday com prints da tela ou foto;
- Efetue compras em sites confiáveis. Para verificar a segurança da página, clique no símbolo de cadeado que aparece no canto da barra de endereço ou no rodapé da tela. O endereço da loja virtual deve começar com (https://);
- Todo site deve exibir o CNPJ da empresa ou o CPF da pessoa responsável, além de informar o endereço físico onde a loja possa ser encontrada ou o endereço eletrônico para que possa ser contatada e números de telefone;
- Computadores de acesso público não devem ser usados para comércio eletrônico ou internet banking;
- Analise a descrição do produto e compare com outras marcas;
- É muito importante imprimir ou salvar todos os documentos que demonstrem a oferta e confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios etc);
- Nas compras pela internet, dê preferência ao pagamento com cartão de crédito, de forma parcelada. Isto pode ajudar o consumidor a pedir cancelamento da compra ou devolução de valores, caso seja vítima de golpes;
- Gere um cartão de crédito temporário no app de sua operadora. Geralmente, esses cartões servem somente para uma compra efetuada. Isto reduz a possibilidade de clonagem de dados e senhas.

Direitos na Black Friday

- Produto em promoção ou liquidação possui as mesmas garantias previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC);
- Na compra de eletroeletrônicos, peça para testar o funcionamento do aparelho;
- Nas compras feitas pela internet, por telefone ou catálogo, existe o “direito de arrependimento” para desistir da compra sem qualquer motivo. O prazo para desistência é de sete dias, a contar da data de recebimento do produto;
- No pagamento com cartão de débito/crédito, poderá haver diferenciação de preços em relação a valores pagos em dinheiro;
- A loja não é obrigada a trocar o presente que não tenha defeito. No entanto, se o vendedor afirmar que realizará a troca, em qualquer situação, o consumidor deverá solicitar por escrito;
- A garantia legal de produto/serviço não durável é de 30 dias e de produto/serviço durável é de 90 dias, de acordo com o CDC;
- A garantia legal é complementar à contratual. Portanto, se um produto tem garantia do fabricante de 12 meses, a garantia total deverá ser acrescida de mais 90 dias da garantia legal, ou seja, 15 meses;
- Se houver divergência entre o preço anunciado com o registrado no caixa, o consumidor deverá pagar o menor valor;
- Peça a nota fiscal com a discriminação do produto ou do serviço detalhadamente.