140 analistas de mercado cearenses avaliam economia com otimismo no 1º bimestre

econo
Foram vistas como positivos a evolução do PIB, a trajetória da taxa de juros, a melhora no nível de emprego, o patamar de oferta de crédito, o cenário internacional , a taxa de inflação e taxa de câmbio Foto: Freepik

No primeiro bimestre de 2024, o otimismo predominou, considerando variáveis da economia, sob a ótica de 140 analistas cearenses.

O número de variáveis analisadas com uma perspectiva positiva foi maior que o da pesquisa do bimestre anterior, aumentando de 6 para 7. Dois aspectos apenas foram avaliados como pessimistas, salários reais (98,9 pontos) e gastos públicos (33,8 pontos).

Cenário positivo

Foram vistas com otimismo a evolução do PIB (145,6 pontos), a trajetória da taxa de juros (139,0 pontos), a melhora no nível de emprego (131,3 pontos), o patamar de oferta de crédito (124,6 pontos), o cenário internacional (121,7 pontos), a taxa de inflação (114,3 pontos) e taxa de câmbio (101,1 pontos).

Metodologia

A pesquisa pontua de zero a 200 pontos as variáveis analisadas. Abaixo de 100 pontos configura-se uma situação de pessimismo e acima desse valor, otimismo. Conforme a metodologia, cada uma das variáveis analisadas gera três índices: de percepção presente, futura e de expectativa geral. Considerando a soma das variáveis, o índice de percepção geral passou de 110,0 pontos para 112,3 pontos, uma elevação de 2,0% no otimismo em relação à pesquisa anterior. 

Sobre o comportamento futuro das variáveis, a pesquisa revela um aumento no otimismo de 1,8%, com a pontuação passando de 109,0 pontos para 110,9 pontos. Ademais, vale salientar que a percepção sobre o desempenho presente apresentou elevação de 8,5% no otimismo, atingindo 113,6 pontos.

Termômetro

A pesquisa Índice de Expectativas dos Especialistas em Economia (IEE), em sua 59ª edição, funciona como um termômetro de como o mercado enxerga o momento e as tendências da economia. Ela é fruto de parceria entre o Conselho Regional de Economia (Corecon-CE) e a Fecomércio-CE. A análise final é realizada pelo professor e economista, Ricardo Eleutério Rocha.

A amostra reúne profissionais dos mais diversos setores da economia cearense: indústria, agricultura, setor público, mercado financeiro, comércio e serviços. Economistas, empresários, consultores, executivos de finanças, professores universitários, pesquisadores, analistas e dirigentes de entidades diversas contribuíram com suas percepções.

Reflexo

Cabe destacar que as expectativas movem os agentes econômicos impactando, positivamente ou negativamente, o comportamento das diversas variáveis econômicas como consumo, investimento, poupança, taxa de juros, dentre outras. Ao mesmo tempo, a performance, positiva ou negativa das variáveis, índices e indicadores econômicos interfere na percepção dos diversos agentes econômicos. Assim, as expectativas são a um só tempo causa e consequência do comportamento econômico.