Acelumi reúne arquitetos e designers em torno da Iluminação Contemporânea

arquitetos
Evento reunirá profissionais dos segmentos da iluminação, arquitetura e design em uma palestra com um dos maiores especialistas em iluminação do Brasil, Waldir Júnior

A Associação Cearense de Lojistas e Importadores de Produtos de Iluminação (Acelumi), realiza no próximo dia 23 de novembro, o I Encontro Acelumi com a palestra do designer Waldir Júnior, um dos maiores conhecedores de iluminação contemporânea do Brasil. O evento contará com um público de 300 arquitetos e designers convidados e acontecerá às 19h, no Hotel Gran Marquise, em Fortaleza.

Conexão
 
Com o objetivo de aproximar e conectar profissionais, além de fortalecer o setor da iluminação cearense, Abelardo Sampaio, Roseane Duarte e Jamile Almeida, três empresários do segmento, uniram-se e fundaram a Acelumi. A associação, que nasceu em maio de 2023, realizará o I Encontro Acelumi de Arquitetos e Designers, em Fortaleza, e trará um nome de peso, o Designer Waldir Júnior.
 
O profissional nasceu em São Paulo, mas iniciou sua carreira no litoral do estado de Santa Catarina, ainda bastante jovem, tornando-se um dos maiores conhecedores de iluminação contemporânea no Brasil. Graduado em Design, conta com uma série de participações em eventos relacionados ao meio, inclusive idealizou a maior escola de iluminação do país, o CursodeLuz®.

Mercado
 
O segmento da iluminação do Brasil vem crescendo a passos largos, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux), a expectativa até dezembro 2023 é de um faturamento de R$8,7 bilhões, mantendo 23 mil postos de trabalho. Para os próximos anos estima-se um crescimento de 5% a 8% anuais.
 
O cenário tem despertado o interesse de players que atuam na Europa e Estados Unidos pelos produtos nacionais. Roseane Duarte, CEO da Duluz iluminação, explica que a ideia da fundação da Acelumi surgiu com a finalidade de mostrar para o mercado de iluminação que as empresas “butiques”, termo que usou para classificar empresas de médio porte, além de oferecer produtos de alta qualidade para os arquitetos e designers, oferecem um grande diferencial que é o acompanhamento na elaboração e execução dos projetos luminotécnico, até visitas em obras, ou seja o pós-venda.
 
Além disso, segundo Roseane Duarte, outro objetivo da Acelumi é fomentar o conhecimento no ecossistema da arquitetura, por meio de encontros, palestras e eventos relevantes “Pretendemos elevar o nível do mercado cearense, por meio de informações qualificadas, sempre trazendo grandes nomes e muito conteúdo de valor para esses profissionais”, frisa Roseane Duarte.
 
Abelardo Sampaio, CEO da Spot Iluminação ressalta que a ideia de trazer o designer Waldir Júnior para o I Encontro Acelumi é enfatizar por meio da voz de um dos maiores conhecedores de iluminação contemporânea do Brasil, a importância da iluminação na arquitetura, da excelência dos produtos e da indústria brasileira. “O nosso objetivo é gerar informações e dialogar com os arquitetos e designers”, afirma.
 
Para Jamile Almeida, CEO da Lamp Store, a iluminação tem evoluído muito tanto na tecnologia de LED, como nas diversas formas de iluminar os ambientes. “O olhar do consumidor está muito mais voltado para o conforto e bem-estar e para a eficiência luminosa, de uma forma mais minimalista”, observa Jamile.