Sicredi assina convênio com Federação das Cooperativas da Costa Rica

termo
O convênio foi firmado por meio do WOCCU- Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito - para compartilhamento de experiências entre instituições

Com o objetivo de fomentar o intercâmbio e compartilhamento de boas práticas de sustentabilidade, o Sicredi assinou acordo de intercooperação com a Federação das Cooperativas de Poupança e Crédito da Costa Rica (Fedeac). O convênio foi firmado durante visita da comitiva do país ao Centro Administrativo Sicredi, em Porto Alegre, nesta quinta-feira (22), sendo intermediado pelo Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (WOCCU).

Por meio da parceria, o Sicredi irá compartilhar suas melhores práticas ESG com a Fedeac. O intuito é que os Comitês de Sustentabilidade, existentes nas cooperativas do Sicredi em todo o Brasil, sirvam de modelo para a instituição da Costa Rica.

Assinaturas

O convênio foi assinado por César Bochi, diretor-presidente do Banco Cooperativo Sicredi, Manfred Alfonso Dasenbrock, diretor do WOCCU e presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Romeo Balzan, superintendente de Cooperativismo e Sustentabilidade do Sicredi, e por Adrián Rodriguez, diretor da Fedeac.

“A intercooperação é um dos princípios do cooperativismo e estamos muito felizes em estabelecer esse intercâmbio com a Federação, visto que a troca de conhecimento é fundamental para a geração de aprendizados para ambas as instituições. Saliento o importante papel do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito no estabelecimento de mais este intercâmbio, fundamental para o fortalecimento do cooperativismo de crédito no mundo”, afirma Manfred Dasenbrock.

“Inicialmente, as cooperativas atuavam de forma individual, mas entendemos a importância de fomentar a cooperação entre as instituições. As boas práticas do Sicredi serão muito importantes para nos ajudar a evoluir, por isso estamos muito felizes com este acordo de intercooperação”, complementa Adrián Rodriguez.

A Federação

A Fedeac foi criada em 1999 com o objetivo de defender os interesses das Cooperativas de Poupança e Crédito da Costa Rica e para consolidar um movimento que representasse o setor nacional e internacional. Atualmente, a Federação representa os interesses de 14 cooperativas associadas.

Sobre o Sicredi 

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 7,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.600 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.