Pecém assina acordo de cooperação com Porto de Xiamen

pecem
Entre as atividades de cooperação previstas destaca-se a troca de ideias e melhores práticas sobre melhorias e produtividade portuária e o desenvolvimento de Tecnologia da Informação portuária

Mais uma parceria empresarial com a China. Para incentivar uma maior colaboração e troca de experiências internacionais e desenvolver ainda mais o terminal portuário, o Complexo do Pecém firmou, nesta segunda-feira (16), um protocolo de intenções com o Porto de Xiamen, localizado na província de Fujian.

Assinatura

O documento foi assinado pelo presidente do Complexo, Hugo Figueirêdo; pela vice-presidente Financeira, Rebeca Oliveira; e pelo diretor do Fujian Provincial Port Group, Huang Xunyou, em evento no Pecém. Na comitiva também esteve o vice-governador da província de Fujian, Lin Wenbin.

Comitiva

Acompanhados de uma delegação da província de Fujian, as autoridades chinesas também conhecerem, em detalhes, toda a infraestrutura do Complexo do Pecém, incluindo a área industrial, o Porto do Pecém e a ZPE Ceará. Os executivos também foram apresentados aos grandes projetos do Pecém, incluindo o Hub de Hidrogênio Verde, que já possui 33 Memorandos de Entendimento para a produção e distribuição de hidrogênio e amônia verde.

Entre as atividades de cooperação previstas no acordo entre Pecém e Xiamen, é possível destacar a troca de ideias e melhores práticas sobre melhorias e produtividade portuária; o desenvolvimento de Tecnologia da Informação portuária; a participação na troca e cooperação da aliança “Rota da Seda Marítima”; trocas comerciais e cooperação em investimentos; e outras atividades relacionadas a portos que possam ser conjuntamente decididos pelas partes.

Conexão já existe

Para o presidente do Complexo do Pecém, o acordo de cooperação pode expandir a relação entre os dois portos, que já são conectados por uma linha de longo curso. “Hoje, já há movimentação de carga entre os portos do Pecém e de Xiamen. São cargas principalmente relacionadas a rochas ornamentais. Mas há, também, potencial para termos cargas de contêineres sendo movimentadas entre os dois portos, que atualmente chegam e saem do Brasil pelo Porto de Santos. Acredito que, com o trabalho de cooperação, haverá oportunidade de explorar novas cargas e novas linhas”, pontua Hugo Figueirêdo. Ele aponta ainda o potencial para exportação aos portos de Fujian das cargas de grãos transportados pela Transnordestina a partir de 2027

“Viemos para estreitar os laços e apontar os possíveis destaques dessa parceria. Além do porto, temos um grande complexo portuário na nossa província, incluindo também um porto de minério. Chamei as lideranças desses dois equipamentos porque acho que não é somente o Porto de Xiamen que tem potencial. Essa equipe tem muito interesse em saber como funciona o Pecém e também em tratar sobre linhas marítimas e capacitação profissional”, completa o vice-governador do Governo Popular Provincial de Fujian, Lin Wenbin.