Exportação de frutas tem 1ª carga da temporada de 2,5 mil t

pecem
A carga inicial inclui melões, melancias, mangas e uvas produzidas no Ceará, Rio Grande Norte, Pernambuco e Bahia e 98% serão descarregados nos portos de Roterdã e de Londres

Para além das cargas da ArcelorMittal, com as placas de aço produzidas no Ceará, o Porto do Pecém já possui tradição em competitividade na movimentação de frutas com destino ao extrior. A temporada 2023/2024 de exportação de frutas frescas pelo terminal cearense começa na noite desta sexta-feira (25). Nos sete primeiros meses deste ano, o Pecém já exportou 25,6 mil toneladas de frutas.

Frutas nordestinas

A carga inicial é de 2,5 mil toneladas e inclui melões, melancias, mangas e uvas produzidas nos estados do Ceará, Rio Grande Norte, Pernambuco e Bahia.

Desse volume inicial embarcado, 98% será descarregado nos portos de Roterdã e de Londres. O restante seguirá para outros portos da Europa. A exportação iniciará com o MSC Sofia Celeste, primeiro navio dedicado ao serviço de exportação da safra 2023/2024 de frutas para a Europa. Na viagem inicial foram embarcados 121 contêineres refrigerados (reefers) de 40 pés, o equivalente a 200 TEU´s (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). 

“Essa operação marca o início da temporada das frutas, um dos nossos carros-chefes. Estamos com uma expectativa muito positiva com a safra este ano, tanto para a Europa quanto os Estados Unidos”, destaca André Magalhães, diretor Comercial do Complexo do Pecém.

Desde 2017

Daniel Soares, gerente da MSC em Fortaleza e no Pecém, explica que a empresa opera no Pecém desde a inauguração do porto cearense, em 2002, mas o serviço de exportação de frutas teve início apenas em 2017. “A MSC vem mantendo um serviço dedicado, apostando na localização estratégica do Pecém, um terminal que nos oferece qualidade e segurança, onde 100% das frutas são pesadas e escaneadas. São condições que favorecem e viabilizam a exportação. Desde então, tem sido um sucesso”, resume.
 

Tempo de viagem das frutas por rota

Roterdã/Holanda – 14 dias
Londres/Inglaterra – 16 dias
Bremerhaven/Alemanha – 20 dias
Hamburgo/Alemanha – 18 dias
Antuérpia/Bélgica – 23 dias
Le Havre/França – 25 dias
Sines/Portugal – 29 dias