Pague Menos aumenta capital em R$ 400 mi e encerra 2T23 com EBITDA de R$ 271,5 milhões e anuncia aumento de capital

pm
Um dos destaques do período foi o crescimento das vendas, chegando 35,9% no consolidado. O canal de vendas de maior destaque no período foi o e-commerce, que cresceu 74% na comparação com o 2T22

A Pague Menos anunciou aumento de capital da ordem de R$ 400 milhões via emissão de novas ações . Além disso, a rede de farmácias obteve prejuízo líquido ajustado de R$ 10 milhões no segundo trimestre de 2023 (2T23), revertendo lucro de R$ 56,7 milhões do mesmo intervalo de 2022.  

Já o lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado totalizou R$ 271,5 milhões no 2T23, um crescimento de 28,9% em relação ao segundo trimestre do ano passado.

A receita bruta consolidada de R$ 3 bilhões, 35,9% superior ao registrado no trimestre anterior. Um dos destaques do período foi o crescimento das vendas, chegando 35,9% no consolidado.

Desempenho

Sobre o resultado, Mário Queirós, CEO da Pague Menos e Extrafarma, comenta: “esse aumento é o resultado de uma combinação saudável de crescimento em lojas maduras e expansão orgânica, além da consolidação da Extrafarma. “Além do incremento significativo de market share nas regiões Norte e Nordeste, em decorrência da integração com Extrafarma, crescimento muito importante na região Centro-Oeste e Sudeste”, acrescenta.

Lojas

Ao longo dos últimos três meses, a megarede de farmácias de origem cearense realizou 16 inaugurações e 11 fechamentos, encerrando o trimestre com portfólio de 1.652 lojas. As aberturas executadas no 2T23 concluem o plano de expansão projetado para o ano. “Até o fim do ano, vamos concentrar nossos esforços na normalização do ciclo de caixa, redução de alavancagem e integração da Extrafarma”, explica Queirós.

Vendas

A companhia também registrou aumento nas vendas omnichannel, com R$ 342,8 milhões, crescimento de 60,9% em relação ao mesmo período de 2022. Ao todo, os canais digitais da companhia representaram 11,4% da receita consolidada, aumento de 0,2 p.p em relação aos primeiros três meses do ano. 

Já o canal de vendas de maior destaque no período foi o e-commerce, que cresceu 74% na comparação com o 2T22. Também houve crescimento de tráfego (71%), downloads do app (55%) e usuários ativos (47%). “Nosso ritmo de aumento das vendas via canais digitais mais uma vez superou a média de mercado, gerando crescimento do nosso market share online”, comemora Queirós.

Aquisição da Extrafarma

Com a conclusão da parte mais crítica do processo de migração de sistemas e processos em todos os Centros de Distribuição afetados pelo projeto e breakeven no 1T23, houve um incremento significativo na velocidade de captura de sinergias nos meses seguintes, chegando a R$ 25 milhões, equivalente a 44% do potencial de sinergias totais. 

O resultado teve impacto direto no Ebitda da bandeira, que atingiu R$ 38,1 milhões, com margem de 7,1%, mais de duas vezes acima do observado no trimestre anterior. Com a estabilização no abastecimento após a integração dos Centros de Distribuição da Extrafarma, houve uma redução expressiva no saldo de estoques em relação ao trimestre anterior, passando de 129 dias no 1T23 para 120 dias no 2T23. 

A aquisição também impulsionou a presença da Extrafarma no e-commerce com o lançamento de um novo site totalmente integrado à infraestrutura tecnológica da Pague Menos, assim como em Convênios e Parcerias, ampliando o alcance dos benefícios oferecidos por ambas as bandeiras.

Integração 

Os próximos passos do processo de integração estão relacionados à convergência de processos e rotinas operacionais, que devem ocorrer gradualmente ao longo dos próximos trimestres. “Também estamos realizando saneamento no portfólio de lojas Extrafarma, foram encerradas até o momento 23 unidades e migração de 11 para a bandeira Pague Menos”, explica Queirós. Já com a integração do sistemas de processamento de folha de pagamento finalizada, os próximos passos incluem a uniformização completa dos incentivos e benefícios dos colaboradores de ambas as bandeiras. Ao todo, o processo de captura de sinergias da Extrafarma deve se estender até 2024.