Analistas de mercado visitam Complexo do Pecém e projeto de H2V

pecem
Analistas de investimentos de todo o País puderam conferir de perto as iniciativas nos empreendimentos estruturantes do CIPP e fazerem questionamentos acerca de sua operação, bem como sobre o hidrogênio verde Foto: Regina Carvalho

Analistas ligados à Apimec Brasil (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais) estão durante três dias no Ceará, encerrados nesta sexta-feira (11),  para conhecer de perto o protagonismo do Estado relativo ao hidrogênio verde, que teve como mais recente ação a entrada do Governo do Ceará no Pacto do Hidrogênio Renovável, em atitude pioneira no País. 

Perspectiva

Como parte da programação, um grupo formado por 51 participantes, liderado pela presidente da Apimec Brasil, Lucy Sousa, e pela assessora Nadja Chagas, realizou, nesta quinta-feira (10), visita técnica ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), à Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará e à térmica da EDP Pecém, onde recentemente foi produzida a primeira molécula de hidrogênio verde no País.

Os analistas puderam conferir de perto as iniciativas nestes empreendimentos estruturantes e fazer questionamentos acerca de sua operação e impactos no desenvolvimento econômico, bem como, do ponto de vista da sustentabilidade. Eles foram recebidos no Porto do Pecém pelo presidente do Complexo, Hugo Figueirêdo, além dos vice-presidentes Rebeca Oliveira (Financeira) e Fábio Grandchamp (Operações) e ainda pelo presidente da ZPE Ceará, Eduardo Neves.

Base para recomendações

De acordo com o vice-presidente da Apimec Brasil, Célio Fernando Bezerra de Melo, "os analistas, obviamente, estão vendo tudo que está acontecendo no mundo, e em várias empresas que estão em Bolsa (de Valores), inclusive, que participam desse movimento. Então, fazer uma recomendação, um parecer, é muito importante". Conforme destaca, em uma demonstração desse potencial, foram enumerados 200 Códigos Nacionais de Atividades  Econômicas ligados à cadeia produtiva do hidrogênio renovável (H2V).

O executivo acrescenta que, "à medida que os investimentos vão ocorrendo, não só nas usinas - que já têm pré-contratos assinados com o Ceará no valor de US$ 8 bilhões - existe a cadeia produtiva, que vai buscar recursos. E os profissionais de investimentos poderão fazer as suas recomendações com maior base",assinala. 

"Essa é a ideia da Associação, que reúne os certificados nacionais, como de profissionais de investimentos, principalmente fundos de pensão, que participam disso, mais escritórios de análise, que fazem parte do mercado de capitais do Brasil. Então, é bom que conheçam para poder, de maneira correta e transparente, poderem dar seus pareceres", ressalta Célio Fernando.

Serviço

Nesta sexta-feira (11), segue o VIII Encontro Nordeste da Apimec Brasil, com a temática em torno do "Futuro do Ceará e de Fortaleza - Hidrogênio Verde e Mobilidade Urbana",  no terceiro andar do Senac Reference.