Analistas em economia do CE sinalizam redução no otimismo

economia
O IEE mostra que o número de variáveis percebidas com pessimismo saltou de uma para três no último bimestre do ano: salários reais (98,8 pontos), taxa de câmbio (89,2 pontos) e gastos públicos (39,2 pontos)

A pesquisa Índice de Expectativas dos Especialistas em Economia (IEE) revela, na sua 58ª edição, referente ao último bimestre de 2023, que o número de variáveis analisadas com otimismo foi menor que o da pesquisa anterior, seis. Os índices de percepção geral (110,0 pontos), de percepção presente (104,7 pontos) e de percepção futura (109,0 pontos) apresentaram redução no otimismo. 

Os resultados da pesquisa refletem a dinâmica e os desafios das economias nacional e internacional e colheram no período novembro-dezembro as expectativas de 172 especialistas. 

O Conselho Regional de Economia (Corecon-CE) e a Fecomércio-CE, realizam o levantamento em parceria. A mostra reúne profissionais dos mais diversos setores da economia cearense: indústria, agricultura, setor público, mercado financeiro, comércio e serviços. Economistas, empresários, consultores, executivos de finanças, professores universitários, pesquisadores, analistas e dirigentes de entidades diversas contribuíram com suas percepções.

Termômetro

A pesquisa pontua de zero a 200 pontos as variáveis analisadas. Abaixo de 100 pontos configura-se uma situação de pessimismo e acima desse valor, otimismo. O número de variáveis analisadas com otimismo foi menor que o da pesquisa anterior, declinando de 8 para 6: evolução do PIB (148,3 pontos), taxa de juros (132,0 pontos), nível de emprego (130,5 pontos), oferta de crédito (130,2 pontos), taxa de inflação (111,3 pontos) e cenário internacional (110,8 pontos).

Mudança de humor

O número de variáveis percebidas com pessimismo saltou de uma para três: salários reais (98,8 pontos), taxa de câmbio (89,2 pontos) e gastos públicos (39,2 pontos). Conforme a metodologia, cada uma das variáveis analisadas gera três índices: de percepção presente, futura e de expectativa geral. 

Considerando a soma das variáveis, o índice de percepção geral passou de 114,9 pontos para 110,0 pontos, uma redução de 4,2% no otimismo em relação à pesquisa anterior. 

Sobre o comportamento futuro das variáveis, a pesquisa revela uma redução no otimismo de 7,8%, com a pontuação passando de 118,2 pontos para 109,0 pontos. Ademais, vale salientar que a percepção sobre o desempenho presente apresentou redução de 6,3% no otimismo, atingindo 104,7 pontos.