Eólica: fábrica da Vestas no Ceará já produziu 1.189 naceles

vestas
A empresa do setor de energia renovável alcança 5 GW de potência produzida no Brasil. As naceles são peças indispensáveis no funcionamento dos aerogeradores

A Vestas, empresa líder mundial em projeto, fabricação, venda, instalação e manutenção de turbinas eólicas, começou o ano de 2023 comemorando o marco de 5 GW de potência produzida no Brasil e, consequentemente, atinge 13 GW de capacidade instalada na América Latina. A conquista ocorreu na fábrica localizada em Fortaleza, no Ceará. Em pouco mais de três anos, foram produzidas 1.189 naceles - peça fundamental para o funcionamento dos aerogeradores --, do modelo V150, com 4,2 MW e 4,5 MW de capacidade.

De acordo com um levantamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o País registrou, somente em 2022, 8 GW de expansão na capacidade instalada - a segunda maior registrada pelo órgão desde sua fundação; a primeira foi em 2016 com 9 GW alcançados. Somente as usinas eólicas responderam por 2 GW.

Fábrica em Aquiraz 

“O sucesso de nossos negócios no Brasil começa com a excelência da operação na fábrica de Fortaleza. Tendo a segurança de nossos colaboradores sempre como prioridade e a qualidade como objetivo final para atender às expectativas de nossos clientes, a instalação é essencial para sustentar não só o crescimento da Vestas, mas a própria transição energética brasileira, já que somos líderes de mercado no País. Toda a região da América Latina comemora a marca de 5 GW como uma conquista de um único time”, afirma Eduardo Ricotta, presidente da Vestas Latam.

Casa dos Ventos 

No fim do ano passado, a companhia anunciou um novo acordo com a Casa dos Ventos, para alimentar 100% da produção de turbinas eólicas no Brasil até o final de 2024. Com o contrato, a Vestas também passou a consumir energia produzida por suas próprias turbinas, geradas pela parceira, com quem já atua há cinco anos.

Vestas no Nordeste 

A primeira fábrica da Vestas na América Latina, foi instalada em 2012 e vem passando por diversas mudanças para responder ao rápido crescimento do mercado eólico no Brasil. A mais significativa foi a sua remodelação total para produzir a plataforma V150. Reinaugurada em 2019, a fábrica em Fortaleza registra hoje 193 funcionários e a produção 100% voltada para o abastecimento do mercado brasileiro, sendo fundamental para sustentar a liderança da Vestas no país.

“Atingir a marca de 5 GW em apenas três anos de operação é motivo de muito orgulho para todos nós da fábrica. Aqui, os desafios tornam-se mais fáceis de enfrentar graças aos funcionários talentosos e colaborativos que permanecem incansáveis em fazer parte da solução”, declara Sandro Leite, Head de Operações e Montagem da Vestas, que atua na fábrica em Fortaleza.