Parques de Ubajara e Jeri entre os mais visitados do País

ubajara
Com 1,6 milhão de visitas, o Parque Nacional (Parna) de Jericoacoara foi o segundo mais movimentado do país em 2022, enquanto o Parque de Ubajara recebeu 186 mil visitas

Duas unidades de conservação ambiental no Ceará estão entre as mais visitadas do país, segundo levantamento Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão responsável pela administração e gestão dos destinos, ligado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA)

Unidade de Jericoacoara

Com 1,6 milhão de visitas, o Parque Nacional (Parna) de Jericoacoara foi o segundo mais movimentado do país em 2022. O destino cearense, com fama internacional, aparece a frente do Parque Nacional do Iguaçu (3ª), onde ficam as famosas cataratas, além dos Parnas de Fernando de Noronha (5ª) e dos Lençóis Maranhenses (6ª).

Bondinho puxa retomada

Já o Parque Nacional de Ubajara, localizado na Serra da Ibiapaba, recebeu cerca de 186 mil visitas ao longo de todo o ano passado. O destino figura na nona posição do ranking divulgado pelo ICMBio. A visitação no local cresceu cerca de 50% após a reinauguração do Bondinho, equipamento administrado pela Secretaria do Turismo do Ceará (Setur). Ele conta com uma estrutura moderna e realiza, de forma gratuita, um percurso de 550 metros ligando a estação do Monte e a do Vale, onde fica a entrada da mais famosa gruta de Ubajara.

Atratividade

Para a secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque, o rico território natural do Estado é um dos diferenciais para atração de muitas visitações aos Parnas cearenses. “A busca por atrativos naturais é uma tendência do turismo. Por conta do rico território natural que temos, nossos parques se destacam nacionalmente. Além de Jeri, alcançamos também esse excelente resultado com o Parna de Ubjara, o que demonstra que o Ceará tem atrativos para todos os gostos”, destaca.

De acordo com o ICMBio, em todo o país foram registradas mais de 21,6 milhões de visitas em 137 unidades de conservação. O resultado é o triplo de 2021 (6,9 milhões). O alto número de visitas foi atingido com grande contribuição do turismo de sol e mar, além de conquistas técnicas do Instituto que melhoraram o processo de monitoramento.