Grupo Jepri prevê investir 3,3 bilhões de euros no Pecém com hidrogênio verde

jepri
A empresa prevê produzir 1.200.000 toneladas/ano de hidrogênio verde e projeta a geração de 1.280 empregos na fase de construção e 178 empregos quando estiver em operação Foto: Divulgação

O governador Elmano de Freitas assinou Memorando de Entendimento com o Grupo Jepri para o desenvolvimento de uma planta de hidrogênio verde no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), situado na Região Metropolitana de Fortaleza. Esse foi o 35° memorando assinado entre Estado e empresas nacionais e estrangeiras.

O objetivo da Jepri é produzir aproximadamente 1.200.000 toneladas/ano de hidrogênio verde. Para isso, a empresa projeta um investimento de € 3,3 bilhões, além da geração de 1.280 empregos na fase de construção e 178 empregos qualificados na fase de exploração.

Atuação

Fundada em 2019, a Jepri Solar S.L é especializada em energias renováveis e produção de hidrogênio verde.

A empresa desenvolve e implementa projetos, realiza auditorias técnicas, operação e manutenção. Além de desenvolver e implementar projetos. A Jepri tem, em desenvolvimento, mais de 20 GW de projetos de Hidrogênio Verde, localizados na Espanha, Mauritânia (18 GW), Uruguai (4 GW).

Competitividade

O CEO do Grupo Jepri, Cesar Ruiz Muñoz, falou sobre a escolha do Ceará para o projeto. “O Ceará e o Porto do Pecém cumprem com a expectativa para poder realizar preço competitivo, para ter um produto competitivo à escala global. Há uma previsão de começarmos o projeto [construção] em 2025, e a produção de hidrogênio verde no último trimestre de 2026 e primeiro trimestre de 2027”, detalhou.

“Atrair empresas para o Ceará é fundamental para consolidarmos a posição de protagonista no processo de transição de matriz energética. O nosso estado tem grande potencial natural para a produção de energias eólica e solar e nos últimos anos tem também se destacado no país no mercado de hidrogênio verde, seja na oferta de capacitação como em investimentos para viabilizar a instalação de cada vez mais empresas do segmento. É mais desenvolvimento, sustentabilidade e empregos para os cearenses”, destacou Elmano de Freitas.

Além dos 35 memorandos assinados, o Governo do Estado tem firmados quatro pré-contratos com empresas para se instalarem no CIPP. É projetado até 2030 investimentos da ordem de USD$ 17,9 bilhões e cerca de 80 mil empregos. A produção estimada de H2V no polo do Pecém é de um milhão de toneladas em 2030 com 6 GW de energia.