Sustentabilidade na moda em dois livros do Grupo Nutrientes Criativos

livros
Os livros Nutrientes Criativos: resíduos de confecções e Nutrientes Criativos:
fibrilas têxteis trazem a temática da sustentabilidade na moda, a partir de estudos realizados no Polo de Confecções do Agreste pernambucano

O Grupo de Pesquisa Nutrientes Criativos -design para a sustentabilidade lança nesta quarta-feira (20), durante o 18° Colóquio de Moda, em Fortaleza (CE), os livros Nutrientes Criativos: resíduos de confecções e Nutrientes Criativos: fibrilas têxteis. Os livros 1 e 2 compõem o projeto do grupo, com patrocínio do Funcultura.

Os dois livros trazem a temática da sustentabilidade na moda, a partir de estudos realizados no Polo de Confecção do Agreste pernambucano. São um relato de projetos de pesquisa cujo objetivo é a requalificação funcional, estética e simbólica de resíduos. 

Na pesquisa, são apresentados os novos materiais e orientadas suas produções. "Percebemos durante a pesquisa que o setor produz muitos resíduos e que não tinham uma destinação adequada, tanto nas lavanderias de beneficiamento, como nas confecções, nas lojas. Então, veio a ideia do primeiro livro no qual trabalhamos os retalhos de origem química doados pelas próprias confecções, através de testes de caráter químicos e físicos", explica uma das autoras, Renata Garcia Wanderley, design e professora na UFPE e do Centro Acadêmico do Agreste, em Caruaru.

Acesso aos livros

Os livros podem ser acessados por meio das redes sociais do grupo
(www.nutrientescriativos.com.br e Instagram: nutrientescriativos) para o digital, de forma gratuita, e terá doação para os impressos, em quantidades limitadas.
Resumo Livro 01: Nutrientes Criativos: resíduos de confecções
As confecções têm grande importância no mercado da moda construindo milhões de peças.

Contudo, ao mesmo tempo, geram múltiplos resíduos, com destaque para retalhos de tecidos. Dentre os que se destacam, os tecidos sintéticos (como a lycra e o cotton) que são bastante trabalhados, principalmente em moda praia, fitness e moda íntima.

"Sendo, não biodegradável, seus resíduos poluem o meio ambiente. Assim expomos e ensinamos que tais retalhos precisam ser requalificados sob os pilares funcional, estético e simbólico na construção de um novo material", explica a Mestre em Design, Renata Wanderley.

O livro narra toda a pesquisa para essa requalificação: fundamentação teórica,
experimentos e resultados. Já o livro 2 Nutrientes Criativos: fibrilas têxteis traz em sua narrativa o ambiente das lavanderias de beneficiamento têxtil e sua importância no mercado da moda transformando tecidos e peças.

"Contudo, elas geram múltiplos resíduos de caráter sólido, líquido ou gasoso derivados de seus processos, de seus maquinários e de seus materiais. As fibrilas têxteis, resultado do atrito provocado pelos secadores rotativos usados após lavagem básica e tingimento, são um dos seus resíduos sólidos com volume significativo", diz trechos do livro.

Contatos:

Autora do Livro
Renata Garcia Wanderley
Renata.wanderley@ufpe.br
Fone/WhatsApp: (81) 99142-3841