Planta automotiva do Ceará foca em desenvolvimento de tecnologia; Lula na inauguração

polo
Marco de início da produção da planta será no dia 3 de dezembro. A primeira fase será realizada na modalidade SKD (Semi Knocked-Down), em que o carro chega parcialmente montado em kits, com o planejamento futuro do veículo ser fabricado integralmente no país Foto: Divulgação

“Começaremos a produzir a partir do dia 3 de dezembro. Não é uma fábrica de automóveis. Propositalmente a gente chama de Polo Automotivo porque o objetivo é desenvolver tecnologia lá e não simplesmente montar um veículo”, disse  o acionista da Planta Automotiva do Ceará (PACE), Rodrigo Teixeira, no Salão Internacional do Automóvel, em São Paulo.

Lula no Ceará

O Salão Internacional do Automóvel de São Paulo recebeu, na noite desta quinta-feira (28), a visita do governador do Ceará, Elmano de Freitas. Ele esteve no estande do Governo do Ceará e anunciou que a inauguração do Polo Automotivo em Horizonte contará com a presença do presidente Lula, na quarta-feira (3/12).

O projeto

Anunciado em agosto de 2024, o Polo Automotivo do Ceará funcionará na antiga fábrica da Troller, no município de Horizonte, e conta com investimento inicial de R$ 400 milhões, com previsão de chegar a 9 mil empregos.

O polo que o governo estadual almeja tem como âncora a PACE, fundada pela Comexport, que é considerada a maior empresa de comércio exterior e supply chain do Brasil. Marcas como Mercedes-Benz, Honda, BYD, GWM, Renault, Ford, Volvo, GM, Toyota, Higer, Chery, Volkswagen e Porsche, entre outras, operam no Brasil por meio da Comexport.

Primeira fase

O anúncio da General Motors na Planta Automotiva do Ceará foi feito em setembro de 2025. A primeira fase será realizada na modalidade SKD (Semi Knocked-Down), em que o carro chega parcialmente montado em kits, com o planejamento futuro do veículo ser fabricado integralmente no País. A General Motors projeta um volume de produção de 8.800 unidades Spark em 2026 e desenvolvimento de novos produtos.

Impulso

Para o governador Elmano de Freitas, o polo automotivo representa um marco estratégico para o desenvolvimento do Ceará. “Ele impulsionará a geração de empregos qualificados, atraindo novos investimentos e fortalecendo a cadeia produtiva local, além de ampliar a competitividade do estado no cenário nacional. É um setor que movimenta a economia, estimula inovação e projeta o Ceará como um hub industrial em crescimento”, declarou.