XP Inc. amplia mulheres em cargos de liderança; 42% no CE

xp
Larissa Falcão, líder Norte/Nordeste da plataforma enaltece a importância da contribuição feminina na empresa

Uma das políticas internas da XP Inc. contempla o empoderamento feminino. A empresa mais que dobrou a presença de mulheres em cargos de liderança no último ano. 

A gigante plataforma tecnológica de investimentos, serviços financeiros e educação, dona das marcas XP, Rico, Clear, Infomoney, XPeed, já possui mais de 3,4 milhões de clientes e R$ 815 bilhões de ativos sob custódia.  Nos últimos 20 anos, a empresa vem transformando o mercado financeiro brasileiro.

Ceará

No Ceará, a XP Inc. possui 50% do time de mulheres. Do total, 42% estão na liderança. "A diversidade de gênero do nosso time é muito importante pra gerar mais conexão com nosso cliente. Ser da terra, entender a linguagem dele na conversa. Hoje temos ainda mais capilaridade no Ceará e com um time formado por 50% de mulheres, destas 42% nas posições de liderança", afirma Larissa Falcão, líder Norte/Nordeste da XP Inc.

Equidade de gênero

Desde que assumiu, em julho de 2020, o compromisso público de equidade de gênero em todos os níveis hierárquicos até 2025, a XP Inc. vem executando uma série de iniciativas para atingir a meta de 50% de mulheres no quadro total de colaboradoras.

Como resultado de uma agenda de ações direcionadas, a empresa está bem próxima de honrar com o compromisso. No último ano, a empresa conquistou um crescimento de 120% de mulheres em cargos de liderança.


Este aumento vai ao encontro do crescimento de aproximadamente 40% no número de mulheres em toda a companhia. Segundo levantamento da XP Inc. sobre equidade de gênero, em janeiro de 2021, 26,5% do quadro de colaboradores da companhia era formado por mulheres e, em dezembro o número bateu os 33,46%. Na época em que assumiu o compromisso, as mulheres representavam apenas 22% do quadro de funcionários.


“Entendemos que para atingir a meta traçada é preciso viabilizar medidas práticas, como estimular as discussões de iniciativas via nosso coletivo feminino MLHR3 que envolve a participação de colaboradoras de diversas idades, diferentes perfis e momentos de carreira, assim como, treinamento para lideranças, mentoria de carreira para mulheres, entre outras ações”, avalia Marta Pinheiro, diretora de Cultura e ESG da XP Inc. 


Entre as iniciativas da XP Inc. em prol do compromisso de equidade de gênero, estão o acompanhamento constante de KPIs de promoções e remuneração entre os gêneros; lançamento de vagas exclusivas para mulheres; treinamentos e mentorias para carreira e liderança; parcerias como o Reprograma, iniciativa de formação de mulheres para trabalhar com programação, entre outras ações. Além deste foco em desenvolvimento e carreira, a empresa também revisitou benefícios e oferece licença maternidade e paternidade estendida; auxílio creche que contempla reembolso escolar e de profissionais que cuidam de crianças para mulheres e homens, por exemplo.