Vulcabras cresce 21% e anota lucro líquido de R$ 54,6 mi

vulcabras
“Em um trimestre de phase-out da operação do feminino e ainda sem a Mizuno no portfólio, conseguimos um crescimento expressivo dos nossos resultados, mostrando a capacidade da empresa em se adaptar",  diz o CEO da companhia, Pedro Bartelle Foto: Divulgação

A Vulcabras segue reportando desempenho positivo com crescimento superior a 20% tanto na receita como no lucro em um período em que o varejo ainda buscava estabilidade e recuperação das vendas. 

A empresa, que possui uma planta fabril em Horizonte, opera na contramão de um cenário de retração da economia.

A Vulcabras apresenta um trimestre saudável e com crescimento de vendas acima de dois dígitos, surfando na contramão do resultado do varejo nacional.

Resultados

No quarto trimestre de 2020, a companhia apresentou receita líquida de R$ 459,1 milhões, EBITDA R$ 73,9 milhões, e lucro líquido no período de R$ 54,6 milhões, um aumento de 22,8% e 21,1% respectivamente em relação ao 4T19.

Adaptação

“Em um trimestre de phase-out da operação do feminino e ainda sem a Mizuno no portfólio, conseguimos um crescimento expressivo dos nossos resultados, mostrando a capacidade da empresa em se adaptar muito rapidamente as novas condições do mercado. A resposta acelerada da Companhia reforçou sua posição como parceira estratégica na retomada do varejo e proporcionou o crescimento de participação de mercado de suas marcas” diz Pedro Bartelle.

As coleções lançadas para o segundo semestre de 2020 tiveram ótima adesão do mercado e absorveram a demanda do varejo no momento de retomada das atividades, aumentando a participação das marcas da companhia no varejo nacional”.

Durante o trimestre, o e-commerce das marcas manteve a tendência de expansão no ano de 2020 e fechou o ano com aumento 141,1% na receita líquida em relação ao ano de 2019.

Presença no Ceará

A Vulcabras  possui15 mil colaboradores, distribuídos em duas unidades produtivas localizadas no Nordeste, em Horizonte, no Ceará, e Itapetinga, na Bahia. É a maior gestora de marcas esportivas do Brasil, detentora da Olympikus, Under Armour e Mizuno e uma das precursoras dos setores de esportes e calçados no País.

Detém centros administrativos em Jundiaí-SP e na capital paulista; e no centro de desenvolvimento localizado em Parobé – RS. Conta ainda conta com duas filiais e centros de distribuição no Peru e na Colômbia. A companhia também está presente com seu portfólio de marcas em mais de 19 mil pontos de venda no Brasil e em mais de 20 países, com uma atuação mais forte na América Latina, onde conta com 70 lojas próprias no Peru, Colômbia e Chile. Também mantém as lojas online de suas marcas para o mercado brasileiro.

Novo Centro de Distribuição

Além disso, a empresa investiu em um novo centro de distribuição, em Extrema (MG), que entra em operação plena a partir da segunda quinzena de março. Este novo centro de distribuição contará com uma operação logística dedicada ao e-commerce das marcas e também com a operação de distribuição de produtos acabados comprados de terceiros (importados e nacionais). A escolha estratégica da localização, que conta com facilitadores logísticos, mão de obra e serviços especializados, dará à Vulcabras ainda mais eficiência e competitividade para seus negócios.

Esporte em foco

Em 29 de janeiro de 2021, a Vulcabras concluiu a aquisição da operação da Mizuno no Brasil, passando a desenvolver, produzir e importar produtos da marca, incluindo calçados, vestuários e acessórios, com exclusividade em território nacional para a distribuição ao varejo e comercialização direta ao consumidor através de lojas próprias e e-commerce (www.mizuno.com.br) até dezembro de 2033.

Com a integração da marca Mizuno ao seu portfólio de marcas esportivas, a Vulcabras conclui uma transição estratégica, iniciada em 2018 com a aquisição da Under Armour, e se consolida como a maior gestora de marcas de artigos esportivos no Brasil atuando em todas as etapas dessa complexa cadeia, desde a criação e desenvolvimento, até a produção e distribuição.