Centro de Distribuição da Votorantim Cimentos é operado só por mulheres

voto
Localizado em Juazeiro do Norte (CE), essa é a primeira operação da companhia no País a trabalhar com mão de obra exclusivamente feminina

A Votorantim Cimentos inicia neste mês de agosto a operação do novo Centro de Distribuição (CD) em Juazeiro do Norte, localizado na Região Sul do Estado do Ceará, a 491 km da capital Fortaleza. Com 1.800 metros quadrados de área construída, o novo CD tem capacidade de distribuição de aproximadamente 20 mil toneladas de produtos por mês.

O espaço vai abastecer a Região do Cariri, Alto do Canindé, Chapada Araripe, Iguatu e Várzea Alegre com cimento da marca Poty e argamassas colantes Votomassa. 

Eficiência

Além de aumentar a eficiência da companhia na distribuição de seus produtos no Ceará, melhorando o nível de atendimento e o tempo de entrega aos clientes, o novo CD é a primeira unidade da Votorantim Cimentos a ser operada exclusivamente por mulheres, representando um marco na inclusão feminina. Todas as profissionais que atuarão no local já foram contratadas: uma supervisora, uma operadora de empilhadeira e uma operadora logística. 

Igualdade

Para garantir que a equidade de gênero tanto na oferta de vagas quanto na relação de trabalho seja efetiva, a Votorantim Cimentos tem orientado os caminhoneiros que irão buscar cargas no novo CD para conscientizá-los a tratar as profissionais com respeito e igualdade.

Segundo o diretor de Logística da Votorantim Cimentos, Luis Eduardo Vallim, o novo CD operado 100% por mulheres reforça o compromisso da empresa de colocar em prática iniciativas em prol da diversidade e da inclusão. 

Inclusão

“Esse novo CD representa a nossa coragem de ir além para transformar, seja em nossos processos logísticos, seja no desenvolvimento de pessoas. Nesse sentido, consideramos muito importante a presença das mulheres em nossa jornada de evolução no Estado do Ceará, onde temos uma atuação de longa data. Com a inauguração desse CD, seguiremos honrando a nossa história e promovendo mudanças que ajudarão a construir uma sociedade melhor, valorizando o potencial feminino e colaborando para tornar os ambientes de trabalho mais inclusivos”, diz Vallim. 

Mercado

No primeiro semestre de 2021, a empresa já registrou crescimento de 221% na contratação de mulheres comparado ao mesmo período do ano passado. Dentro das novas contratações, 202 posições foram ocupadas por mulheres para atuarem em áreas operacionais da companhia. O aumento da presença feminina também se dá nas esferas mais altas de decisão da companhia. Em fevereiro deste ano, a economista Clarissa Lins passou a fazer parte do Conselho de Administração da Votorantim Cimentos.