Tendência: vinhos para beber com gelo

img1
Os vinhos e espumantes elaborados para serem consumidos com gelo, além de serem mais doces, possuem sabor mais frutado, tornando-se boas opções para serem apreciados na praia ou piscina

Colocar gelo no vinho pode ou não pode? A resposta é sim! E a tendência tem ganhado cada vez mais adeptos, sobretudo entre os consumidores que buscam trazer mais versatilidade à bebida e amam novas experiências. Jardênia Siqueira, wine hunter e diretora comercial da loja D’Vinos Wine Store, explica que a tendência é de origem francesa.

“A ideia de acrescentar pedras de gelo ao vinho surgiu na França, justamente no país onde muitas pessoas já ligam a um conservadorismo acerca do tema. O objetivo principal é tornar a bebida mais refrescante para dias de calor. No entanto, vale lembrar que não são todos os vinhos que podem ser degustados dessa forma. Eles devem ser mais concentrados , com um maior teor de açúcar residual e álcool, geralmente são rótulos rosés leves e espumantes. Assim, o sabor do vinho será preservado durante a diluição do gelo ”, detalha.

Para quando

Os vinhos e espumantes elaborados para serem consumidos com gelo, além de serem mais doces, possuem sabor mais frutado, tornando-se boas opções para serem apreciados na praia ou piscina. Para quem não quer correr o risco de perder todas propriedades da bebida, outra dica é substituir o gelo por uvas congeladas. E para aqueles que não dispensam boas harmonizações, Jardênia Siqueira dá algumas dicas:

“Esses vinhos e espumantes, acompanhados de gelo, harmonizam super bem com pratos mais leves, como saladas e quiches;  carnes frias, como carpaccio de salmão ou rosbife, além de bruschettas, ostras e frutos do mar em geral”, diz.

Serviço

Rótulos que podem ser encontrados na loja D’Vinos:

Rosé Piscine:  refrescante, de coloração rosé salmão, levemente frutado, com notas de lichia e flores.

Azul Ice: coquetel à base de vinho elaborado com a uva Moscato, a bebida é extremamente aromática.

Chandon Passion: é um espumante rosé com aromas de frutas frescas como pêssego, maracujá, lichia, jambo, com notas de flor de laranjeira.

Moet Ice Imperial:  é o primeiro Champagne do mundo elaborado especificamente para ser apreciado com gelo.