História e importância do Vale-Transporte em livro

img
“Vale-Transporte Uma Conquista Nacional” foi escrito por Celso Campello, empresário, professor, palestrante e um dos principais conhecedores do Brasil sobre esse benefício que é direito dos trabalhadores desde 1987

Como foi a evolução do serviço de transportes no Brasil? Qual a história da implantação do vale-transporte? Qual a função do benefício? O livro “Vale-Transporte: Uma conquista Nacional”, lançado este mês, responde a todas essas perguntas e busca sintetizar a narrativa desse processo histórico único que foi o da implantação do benefício do vale-transporte, também popularmente conhecido como VT.

Escrito por Celso Campello Neto, profissional que há mais de 20 anos dedica-se a ser um dos principais gestores no segmento de serviços e tecnologias voltados à distribuição de vale-transporte no Brasil, é leitura obrigatória para os profissionais de RH, de direito trabalhista e de mobilidade urbana.

Nova relação

Refletindo sobre a relação entre trabalhador, empregador e vale-transporte, Celso Campello Neto apresenta aspectos históricos relativos à consolidação do sistema de transportes coletivos no Brasil, bem como a importância desse benefício enquanto mecanismo de inclusão e desenvolvimento, seu complexo sistema de atividades e a organização de práticas efetivas de gestão de benefícios para trabalhadores e seus empregadores.

Na primeira parte do livro, o escritor reflete sobre a história dos transportes no mundo, onde apresenta a formação da matriz dos transportes e das instituições e empresas que estiveram desde o início ligadas à inovação, gestão e operação dos transportes na cidade de São Paulo. Nesta reflexão, o autor expõe um diagnóstico que ajuda a compreender os atuais processos e forças envolvidas que levaram à instituição do benefício do Vale-Transporte no Brasil a partir da década de 1980.

Já a segunda parte, ele se ocupa em desdobrar de forma mais técnica, mas não menos completa e descritiva, as metodologias e os players envolvidos na emissão, aquisição e distribuição do Vale-Transporte no cenário atual, propondo caminhos alternativos de avaliação e otimização dos resultados, bem como planos de gestão mais eficazes.

A obra nasce de um sonho do autor, que há mais de 20 anos atua com projetos de engenharia e administração em áreas como sistema de mobilidade, logística, redes de transportes e tecnologia, em reunir em uma mesma abordagem o contexto histórico brasileiro de industrialização e modernização, a chegada do vale-transporte como o marco de um movimento que se iniciou ainda no século XIX, e a história e relevância desse benefício único e estritamente brasileiro, desenvolvido para o aumento da qualidade de vida dos colaboradores, da produtividade e rentabilidade das instituições.

O autor argumenta que empresas empregadoras devem administrar seus recursos de maneira controlada e eficaz, garantindo bons indicadores de desempenho social ao proporcionar a seus funcionários a possibilidade de desfrutar coletivamente desse benefício. “É importante que todos os envolvidos na administração desse direito enxerguem o que está além do cartão ou do pedaço de papel. Essa é uma oportunidade de explorar sua essência enquanto o passe que garante mobilidade, qualidade de vida e bem estar aos trabalhadores e o funcionamento econômico da estrutura de transportes urbanos”, detalha Campello Neto.

Reflexão

Assim, Celso Campello Neto em uma análise entremeada por abordagens teóricas mais conceituais e outras mais generalistas, convida a leigos, especialistas, gestores, empresários e outros estudiosos do mercado de gerenciamento de benefícios a refletirem sobre o futuro do segmento no Brasil e no mundo. O prefácio é assinado por Adauto Farias, economista especializado em transportes públicos.

Serviço

“Vale-Transporte Uma Conquista Nacional” está disponível para compra na Amazon.