Cliente TIM será terá atendimento com a Alexa

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A TIM oferece atendimento pela inteligência artificial da Amazon, utilizando tecnologia e consultoria da IBM

“Alexa, pedir para o atendimento da TIM minha segunda via”. “Olha, eu consigo enviar a segunda via da sua fatura aberta por email ou SMS. E então? De que maneira você prefere?”, responde a inteligência artificial por voz da Amazon, integrada à Tais, assistente virtual da TIM.

Esse é apenas um dos vários cenários possíveis de interação com o dispositivo inteligente que os clientes TIM Black Família terão à disposição a partir de agora. O novo canal de relacionamento da TIM, implementado em parceria com a IBM Consulting, é mais uma opção oferecida pela operadora. Neste primeiro momento, clientes já podem solicitar sua fatura e obter informações sobre assuntos variados.

 Em breve, novos serviços como aprovação de dependentes e consulta de benefícios do plano serão disponibilizados utilizando conceitos e uma forma diferenciada de se comunicar.

Relacionamento

"À medida que os hábitos evoluem, a TIM encontra maneiras de adaptar e humanizar a sua tecnologia de relacionamento com soluções que tragam conveniência e resultados rápidos para as demandas dos clientes. Queremos também criar experiências surpreendentes, adaptando o atendimento a diferentes momentos e locais, acolhendo o cliente da melhor forma, inclusive, com o uso de Alexa. Estamos evoluindo para a próxima fase do atendimento por IA, aperfeiçoando e ampliando as opções de interação entre os clientes e a operadora", explica Saverio Demaria, diretor de Customer Relations da TIM.

Como utilizar

Para utilizar o atendimento da TIM em Alexa, o cliente deve acionar a Skill da operadora dizendo: “Alexa, abrir o atendimento da TIM”. Internamente, a TAIS, assistente virtual com inteligência artificial da TIM, irá fazer a interface com Alexa por meio do IBM Watson Assistant na IBM Cloud.

De acordo com Auana Mattar, CIO da TIM Brasil, a TAIS transformou o atendimento automático da TIM numa nova experiência para o cliente, mais personalizada, diversificada e ágil. Através dessa nova abordagem, que combina voz em linguagem natural, jornadas conforme contexto do cliente, análise de sentimento e curadoria, às necessidades dos consumidores são detectadas de forma preditiva e automática, gerando soluções e medidas corretivas para o cliente.

“A TAIS já responde a diversos tipos de solicitações nos canais de atendimento da operadora e resolve as demandas por meio de automações inteligentes e a busca por análise de dados. O lançamento da Skill da operadora em Alexa, segue a estratégia de inovação da TIM em disponibilizar um atendimento natural onde o cliente esteja, até mesmo em momentos de interação onde não há o uso do dispositivo móvel”, destaca Mattar.