Sumitomo Chemical usa 90% de energia eólica em Maracanaú

eolica
A companhia japonesa com negócios no Ceará  conta com fornecimento de energia 90% eólica e 10% termelétrica/hidroelétrica, em seu complexo industrial, em Maracanaú

No decorrer de 2020, a companhia japonesa Sumitomo Chemical, em sua subsidiária na América Latina, renovou integralmente o projeto de matriz energética em seu complexo industrial, localizado em Maracanaú, no Ceará.

O fornecimento de energia passou a ser de 90% de energia eólica e 10% de energia termelétrica/hidroelétrica, uma proporção diferente das fontes de energia mista que a fábrica utilizava anteriormente, dividindo-se em 65% hidroelétrica e 35% termelétrica.

A substituição por fontes renováveis para a geração elétrica na empresa foi adquirida em contrato exclusivo com o parque eólico da Enel Green Power. O fornecimento de energia limpa chega à capacidade de geração de 2,150 MWh, o suficiente para atender a demanda da unidade industrial brasileira da Sumitomo Chemical, onde são fabricadas várias linhas de defensivos agrícolas.

Certificação

Com esta mudança, a companhia recebeu o certificado internacional de energia renovável I-REC, concedido pela I-REC Standard, entidade internacional que rastreia e realiza o registro de empreendimentos com soluções sustentáveis em todo o mundo.  

De acordo com Pedro Tagliari, Diretor de Supply Chain e Operações para a Sumitomo Chemical na América Latina e membro do Comitê de Sustentabilidade da companhia, as alterações de recursos energéticos vão ao encontro da cultura de Sustentabilidade adotada pela companhia.

“Um dos nossos objetivos é promover o conceito de sustentabilidade alinhado às estratégias do negócio, além de contribuir com a preservação de recursos naturais, oferecendo soluções responsáveis no trabalho que desempenhamos para a sociedade”, comenta.  

Companhia japonesa

Sediada em Tóquio, no Japão, a Sumitomo Chemical é uma das principais empresas químicas do mundo. Fundada em 1913, está presente em mais de 180 países, com cerca de 32 mil funcionários. Na América Latina opera com soluções para agricultura, nutrição animal e saúde ambiental com o objetivo de promover o bem-estar oferecendo soluções sustentáveis para a produção de alimentos e a saúde da sociedade.

No Brasil, a Sumitomo Chemical realiza suas atividades a partir de um escritório central, localizado em São Paulo (SP), um centro de pesquisas em Mogi Mirim (SP) e um complexo industrial em Maracanaú (CE), além de contar com unidades de distribuição e equipe técnica altamente capacitada em todo o território nacional. Firmando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, a companhia é signatária do Pacto Global e promove ações para contribuir com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que estipula metas para transformar o mundo até 2030.