Setor do aço deve crescer 11,3%; Sinobras amplia indústria

sinobras
A empresa, que tem capacidade de produção de 380 mil toneladas de aço/ano, está com um projeto de expansão em andamento onde passará a ter capacidade de produção de 880 mil toneladas/ ano

O mercado do aço tem uma participação significativa na economia e no desenvolvimento do País, e mesmo com os impactos econômicos ocasionados pela Covid-19, o setor apresenta perspectivas positivas para 2021.

A produção de aço deve crescer 11,3% esse ano, enquanto as vendas devem subir 12,9% e o consumo, 15%.

Siderúrgica cearense

Para Ian Corrêa, vice-presidente do Grupo Aço Cearense, empresa detentora da Sinobras - Siderúrgica Norte Brasil S.A, primeira siderúrgica integrada das regiões Norte e Nordeste do Brasil, a indústria do aço está em um bom momento.

“Atualmente, a demanda do aço está em crescimento devido ao consumo de setores que precisam de aço. O mercado está abastecido, nossas entregas estão em dia e, pensando no futuro e no crescimento da demanda, estamos retomando o projeto de ampliação da Sinobras. Estamos bem otimistas com os resultados e as previsões para o mercado”, explica. 

A empresa, que tem capacidade de produção de 380 mil toneladas de aço/ano, está com um projeto de expansão em andamento onde passará a ter capacidade de produção de 880 mil toneladas/ ano. O investimento inclui a instalação de uma segunda laminação, com capacidade de produção de 500 mil toneladas/ano de aço laminado; e uma nova subestação e linha de transmissão de 230kV, que tem o objetivo de suprir as novas necessidades de cargas elétricas da empresa e propiciar a utilização de energia da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, da qual a SINOBRAS é sócia como autoprodutora.

Grupo Aço Cearense

Com mais de 40 anos de história, o Grupo Aço Cearense expandiu e diversificou suas operações. Hoje, possui capacidade produtiva de um milhão de toneladas/ano de aço que é comercializado em todo o Brasil, e gera cerca de 4 mil empregos diretos e 20 mil indiretos, distribuídos em 4 empresas e 1 instituto, localizados nas regiões Norte e Nordeste do país: na região Norte, em Marabá (PA), opera a Siderúrgica Norte Brasil S.A. – SINOBRAS. No município de São Bento do Tocantins – TO está localizada a SINOBRAS Florestal, criada para abastecer de redutor bioenergético a SINOBRAS. Já na região Nordeste, em Caucaia (CE) está a metalúrgica Aço Cearense Industrial. Em Fortaleza (CE) fica a Aço Cearense Comercial, primeira empresa do Grupo, e o Instituto Aço Cearense, responsável por todas as ações sociais do Grupo.

No País

De acordo com dados do Instituto do Aço Brasil, os primeiros cinco meses deste ano foram de resultados positivos para a indústria do aço no país. De janeiro a maio de 2021, a produção alcançou 14,9 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 20,3% frente ao mesmo período do ano passado, o que resulta na maior da série histórica. Hoje, o percentual de utilização da capacidade é de 74,4%, a maior utilização desde outubro de 2018.