App Meu Ônibus Fortaleza: Tecnologia ajuda no deslocamento

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Lançado em 2015, o aplicativo Meu Ônibus Fortaleza tem o objetivo principal de informar a população sobre os horários de chegada dos veículos nos pontos de parada

Lançado em 2015, o aplicativo Meu Ônibus Fortaleza tem o objetivo principal de informar a população sobre os horários de chegada dos veículos nos pontos de parada. No momento de pandemia, em que pessoas que realizam atividades essenciais precisam se deslocar, o Sindiônibus reforça a importância e a utilidade do aplicativo.

Em tempo real

Isso porque, ao usar a ferramenta, o usuário consegue ver o horário que a linha desejada irá passar, reduzindo o tempo de espera e evitando aglomeração nas paradas de ônibus. De acordo com o presidente executivo do Sindiônibus, Dimas Barreira, o Meu Ônibus é atualizado em tempo real.

 "A frota disponibilizada está sempre sendo analisada conforme a demanda. Quando incluímos algum veículo em determinada linha, já atualizamos o aplicativo para que os usuários saibam que tem mais um ônibus a caminho", explica.

Além de poder evitar as aglomerações, o Meu Ônibus possibilita ao usuário planejar a viagem, já que traz opções de rotas e trajetos para o destino. Outra grande vantagem da ferramenta é a recarga do cartão de transporte de forma online, sem pegar filas, pelos cartões de crédito e débito. Assim além de fazer  a compra com praticidade e segurança, o usuário diminui a exposição ao vírus da Covid-19.

O aplicativo é gratuito, e pode ser instalado por meio das ferramentas de compra dos smartphones (Google Pay e Apple Store). O Meu Ônibus abrange todas as linhas de ônibus de Fortaleza.

Integração

Um dos principais benefícios para os usuários que utilizam o Bilhete Único é a integração. Com ela, os usuários podem pegar mais de um ônibus no período de duas horas, pagando apenas uma passagem. Além da economia, a integração possibilita a realização de diferentes trajetos que não necessitem passar pelos terminais, diminuindo a aglomeração de pessoas nas filas.

“O intuito principal da integração, desde que ela foi implantada, já era diminuir o fluxo de pessoas nos terminais e possibilitar aos passageiros mais opções de rota. No momento de pandemia, reforçamos que o Bilhete Único pode e deve ser utilizado com esse intuito”, destaca Dimas Barreira.

Para fazer o Bilhete Único neste período de lockdown, os clientes devem se dirigir a um dos três postos em funcionamento (Terminais Siqueira, Papicu; e sede do Sindiônibus) portando RG, CPF e Comprovante de residência. O recebimento do cartão é imediato. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h (terminais) e de 8h às 16h45 (sede do Sindiônibus).