Lenine e o filho, Bruno, em Fortaleza no show Rizoma

lenine
"Rizoma surgiu de todos os incômodos e sentimentos causados pela pandemia. Foi o estímulo necessário para que eu pudesse retomar o prazer por tocar e Bruno foi essencial nesse processo", comenta Lenine.  Foto: Jairo Goldflus

De acordo com os filósofos pós-modernos Gilles Deleuze e Felix Guattari, “rizoma” é a possibilidade de abertura do pensamento, o que remete à expansão das raízes de uma planta. As narrativas não são cronológicas ou contínuas – elas sofrem interrupções e se abrem em múltiplas direções, criando novos pontos de conexão em uma história.

 Não à toa, Lenine e o filho, Bruno Giorgi, tomaram o conceito como inspiração para batizar a sua nova turnê, que chega à Capital cearense dia 13 de maio (sexta-feira) para única apresentação no Teatro RioMar Fortaleza. Os ingressos estão à venda no site uhuu e na bilheteria do teatro.

Experimentação 

A ideia que deu início ao rizoma musical vem de um período pré-pandêmico, quando Lenine e Bruno Giorgi começaram a experimentar uma outra maneira de reproduzir as canções. "Rizoma surgiu de todos os incômodos e sentimentos causados pela pandemia. Foi o estímulo necessário para que eu pudesse retomar o prazer por tocar e Bruno foi essencial nesse processo", comenta Lenine.

Conexão

A conexão de pai e filho se dá no caos da imprevisibilidade e Rizoma, o show, serve como uma plataforma para que os artistas compartilhem com o público versões que ajudam a mostrar o lado artístico de ambos, formando uma teia diversificada de caminhos musicais. Tocando e cantando juntos desde “Chão” (2011), o filho tem atuado como produtor, gravando, mixando e masterizando as músicas e álbuns de Lenine. Mas essa é a primeira vez que estão só os dois no palco, dividindo toda a intimidade e multiplicidade do processo com o público.

A direção musical do espetáculo é assinada por Bruno Giorgi, que se reveza entre baixo, bandolim, teclados, voz e sampler. Já Lenine assume o microfone e o violão. Juntos, produzem novas sonoridades com seus violões percussivos e vozes. Processam programações eletrônicas executadas ao vivo, ambiências e texturas distintas.

Reencontro

O reencontro com o público revela surpresas da criação colaborativa na estrada, levando para o palco parte dos arquivos sonoros dos álbuns de sua discografia e as crônicas que cada uma dessas canções carrega. Capturando elementos das gravações originais, os dois transportam para o palco o ambiente sonoro de cada faixa, de cada projeto.

Setlist

Os fãs de Fortaleza podem esperar por um apanhado musical da história do artista pernambucano. Estão confirmadas no setlist “Castanho” (Lenine e Carlos Posada), “Martelo Bigorna” (Lenine), “Leve e Suave” (Lenine), “O dia em que faremos contato” (Lenine e Braulio Tavares), “Tubi Tupy” (Lenine e Carlos Rennó), “Jack Soul Brasileiro” (Lenine), “Paciência” (Lenine e Dudu Falcão), entre outras.  

Serviço

Rizoma

Data: 13/5 (sexta-feira)

Horário: 21h

Local: Teatro Riomar Fortaleza

Endereço: Shopping RioMar - Rua Lauro Nogueira, 1500 loja 3001 – L3 Papicu - Fortaleza-CE

Vendas: Na bilheteria do Teatro e no site uhuu.com

Classificação indicativa: Livre

(menores de idade, a partir de 14 anos, podem entrar desacompanhados com declaração de autorização dos pais)