Senac Ceará participa do Festival da Fartura Gastronomia

senac
O projeto realiza uma programação híbrida envolvendo 120 chefs de todos os estados brasileiros em restaurantes de Fortaleza, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Belém e Brasília, além de 100 atrações virtuais

Nos dias 22 e 25 de outubro acontecem no Senac Reference diversas ações do festival Fartura Gastronomia du Brasil 2021. Na programação tem live sobre empreendedorismo, jantar Menu do Brasil, Seminário Fartura Cultivar Ceará e Cozinha ao Vivo.

Para marcar a retomada do setor, o projeto realiza uma programação híbrida envolvendo 120 chefs de todos os estados brasileiros em restaurantes de São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Belém, Brasília e Fortaleza, além de 100 atrações virtuais, que abrangem aulas, dicas, receitas, shows e artes cênicas. 

Valorização

Para celebrar a gastronomia e valorizar a cultura alimentar do país, o Fartura promove todo esse compartilhamento de informações e vivências.

Na sexta-feira (22), a programação no Senac Reference começa com uma live enfocando empreendedorismo gastronômico, com transmissão pelo perfil do Fartura Brasil no YouTube. O chef, instrutor do Senac/CE e especialista em confeitaria avançada e francesa, Matheus Vieira, entrevista a empresária Giovanna Mondrado, da Moa Chocolates, que investe em produtos feitos com cacau da Amazônia. 

Restaurante Mayú

O restaurante Mayú integra a programação desse ano também, recebendo a ação Menu du Brasil. O chef Ivan Prado cozinha com o chef Pedro Franco, do restaurante Térèze, do Rio de Janeiro, no dia 22, para convidados do evento. O jantar tem menu criado exclusivamente para o festival e promete surpreender o paladar dos convidados ao trazer insumos locais com toque contemporâneo e muita criatividade. 

Fartura Cultivar Ceará 

Na segunda-feira (25), acontece o Seminário Fartura Cultivar Ceará, no auditório do Senac Reference, das 14h às 18h30. Com um total de 100 vagas e inscrições gratuitas, essas devem ser feitas previamente pelo site Sympla. Na abertura, a chef Mara Salles, do tradicional restaurante Tordesilhas (SP), fala sobre os ingredientes brasileiros e a influência na cultura alimentar, com a jornalista e curadora gastronômica do Fartura Brasil, Carolina Daher.   

Autora do livro Ambiências, histórias e receitas do Brasil, Mara sempre foi uma pesquisadora da comida regional brasileira e já viajou pelos quatro cantos do Brasil representando uma verdadeira saga desbravadora da riqueza culinária regional. Ela começou o movimento de valorização de produtos brasileiros há mais de três décadas, quando o assunto ainda era pouco explorado nas cozinhas e escolas de gastronomia.  

O seminário consta ainda de mais três mesas redondas. Para debater sobre A comida do Ceará e a valorização dos produtos locais, Fartura e Senac Ceará convidam os pesquisadores Roberto Araújo (IFCE) e Nilza Mendonça - autora do livro Em busca dos Sabores Perdidos (Editora Senac Ceará); com mediação do assessor especial para a gastronomia do Governo do Estado do Ceará, João Luiz Lima. 

Cases de sucesso

A segunda mesa apresenta Cases de sucesso de produtores cearenses, reunindo Vicente Monteiro - que fundou a Alquimista da Caatinga produzindo uma bebida fermentada à base do Caju, intitulada Cauína, hoje comercializada para todo o Brasil; e Karlus Martins, que direto de uma fazenda em Quixeramobim produz queijos artesanais em ambiente controlado sob a marca Queijo do Tonho. A mediação é de Vanessa Santos (Senac/CE). 

A terceira mesa propõe uma reflexão sobre o futuro com o tema Pra onde vamos? Como evoluir a Gastronomia sem perder a origem, com Ivan Prado (Mayú/CE) e Diogo Sabião (Niá Amazônia/RO), que ganhou destaque ao participar do programa Mestre do Sabor 2021. A mediação fica por conta de Carolina Daher.   

 Encerrando a programação, o Cozinha ao Vivo acontece de 18h30 às 20h, no terraço do Senac Reference. Três chefs convidados pelo Fartura Brasil ensinam receitas que podem ser degustadas pelos participantes do seminário. 

Serviço 

Festival Fartura Gastronomia Du Brasil 

Data: 16 a 24 de outubro 

Programação presencial: Belo Horizonte, São Paulo, Brasília, Fortaleza, Belém e Porto Alegre. 

Programação online: www.farturabrasil.com.br 

OBS.: toda a programação fica disponível no site, que redireciona o conteúdo de acordo com a plataforma (Instagram, Youtube, etc.). 

Instagram.com/FarturaBrasil 

Facebook.com/FarturaBrasil 

 

Fartura no Senac Reference  

Data: Dias 22 e 25/10 

Endereço: Av. Desembargador Moreira, 1301 – Aldeota 

Inscrições Seminário e Cozinha ao Vivo: https://www.sympla.com.br/seminario-fartura-cultivar-ceara__1383844 

Grátis 

Programação 

 

Sexta-feira (22/10) 

13h – Live Empreendedorismo Gastronômico: Matheus Vieira (Senac/CE) entrevista Giovanna Mondrado (Moa Chocolates) – Transmissão pelo YouTube do Fartura Brasil 

 

19h – Jantar Menu Du Brasil - Jantar com menu exclusivo assinado por Ivan Prado (Mayú) e Pedro Franco (Terézè - RJ) - Para convidados. Local: Restaurante Mayú 

 

Segunda-feira (25/10) 

De 14h às 18h30 - Seminário Fartura Cultivar Ceará. Local: Auditório  

 

14h – Boas vindas - Ana Cláudia Martins - Diretora Regional do Senac Ceará 

 

14h30 - Abertura: Mara Salles (Tordesilhas/SP) – Tema: Os ingredientes brasileiros e suas influências na construção da cultura alimentar. Mediação: Carol Daher, jornalista e curadora gastronômica (Fartura) 

 

15h30 - Mesa 1: A comida do Ceará e a valorização dos produtos locais: Roberto Araújo (IFCE) e Nilza Mendonça. Mediação: João Luiz Lima (Governo do Estado do CE) 

 

16h30 - Mesa 2: Cases de sucesso de produtores cearenses: Vicente Monteiro (Alquimista da Caatinga) e Karlus Martins (Queijo do Tonho). Mediação: Vanessa Santos (Senac/CE) 

 

17h30 - Mesa 3: Para onde vamos? Como evoluir a gastronomia sem perder a origem: Ivan Prado (Mayú/CE) e Diogo Sabião (Niá Amazônia/RO). Mediação: Carol Daher, jornalista e curadora e curadora gastronômica (Fartura) 

 

De 18h30 às 20h30 – Cozinha ao Vivo com chefs convidados pelo Fartura. Local: Terraço