Startup Meu Fornecedor agiliza compras de restaurantes

img1
Por meio da ferramenta Meu Fornecedor, startup cearense facilita o dia a dia do setor de alimentação, ao modernizar a sistemática de estoques, cotações de preços e fornecedores

No Brasil, existem milhares de estabelecimentos de alimentação. E diariamente são formalizados dezenas de novos negócios nessa cadeia, que atrai muitos empreendedores iniciantes. Mas independentemente do sucesso destes negócios uma coisa todos têm em comum: comprar é uma necessidade desde o primeiro dia – para muitos, diária. 

Todo restaurante precisa manter seu estoque abastecido com alimentos, bebidas, embalagens, descartáveis, produtos de limpeza e utensílios. E a pandemia da covid-19 fez o custo destes insumos disparar, alguns chegam a saltar 150% em poucas semanas. 

Nesse cenário, o uso da tecnologia vem facilitando, e muito, a rotina deste setor, organizando todo o trabalho de cotações, compras de insumos, tempo e dinheiro.

Logística

Trata-se da plataforma Meu Fornecedor, desenvolvida por uma startup cearense para solucionar de vez os desafios logísticos, poupando tempo e dinheiro. A ferramenta busca solucionar as compras, que é um antigo problema do food service, pois comprar é muito complicado, trabalhoso e massacrante. Muitos compradores possuem apenas o WhatsApp como sua ferramenta de trabalho, que não foi feita para este propósito específico. 

Há apenas dois meses a plataforma foi lançada e já alcança mais de 8 mil visitas acumuladas, com 70 distribuidores cadastrados, diversas em processo de cadastramento, milhares de produtos à disposição. Atualmente, são mais de 100 usuários do sistema, que já opera tanto em Fortaleza como no Interior do Ceará.

Funcionalidade

Da mesma forma que apps de delivery promovem restaurantes entre o público consumidor com o objetivo de trazer novos clientes para estas empresas, a plataforma Meu Fornecedor promove os fornecedores entre os restaurantes com o objetivo de facilitar vendas de produtos e insumos dos mais diversos – como alimentos, bebidas, embalagens, produtos de limpeza e utensílios. 

Através do sistema, que é responsivo em dispositivos móveis, o comprador reduz o tempo de compra, de um dia inteiro para alguns minutos, pois a plataforma reúne catálogos dos fornecedores numa única interface. Preço do quilo, da unidade, do litro, histórico de preços, tudo fica à disposição do comprador. Os produtos são cadastrados com fotos e dados completos, eliminando falhas na emissão de pedidos. O pedido é salvo, permitindo um acompanhamento mais seguro no momento de receber as mercadorias.

Portanto, encontrar o que se precisa, ver o preço e emitir o pedido fica bem organizado. Além disso, o comprador mantém uma constante oxigenação de fornecedores, pois cada cotação garante o acionamento de todas as distribuidoras que trabalham com os produtos solicitados. E, ainda, essa ferramenta é totalmente grátis, com interface simples, concebida especificamente para atender às necessidades dos bares, restaurantes, padarias e minimercados.

Potencial

Elayne Marques, engenheira de alimentos, sócia e diretora geral da startup, vê que o mundo todo está se digitalizando em plataformas que estão mudando indústrias de uma maneira nunca antes vista, mas os bastidores do food service tem muito a avançar. O Meu Fornecedor quer ajudar isto acontecer. E a expansão nacional está para acontecer em breve.