Culinária internacional ganha toque autoral no Mayú

img1
O restaurante do Senac aposta em culinária de várias nacionalidades com um menu criativo

Mundialmente conhecidas, as culinárias francesa, italiana e asiática se mantêm no menu do almoço do Mayú em 2022, que também traz os sabores do Mediterrâneo. Para o almoço, o restaurante abre de segunda-feira a sábado, de 12h às 15h, servindo menu executivo – composto por entrada, prato principal e sobremesa – no valor de R$ 69,00.  O restaurante de alta gastronomia é uma das empresas-escolas do Senac Reference, que também conta com o Café Senac.

“A partir de uma ampla pesquisa sobre a cultura alimentar de cada país ou região, desenvolvemos uma proposta que contemple suas principais características e referências, compondo um menu criativo e autoral que privilegia a produção local, para que o prato que chega à mesa do cliente tenha sempre produtos frescos e cheios de sabor”, diz o chef executivo do Mayú, Ivan Prado.  

Semana Francesa

A culinária francesa é um dos patrimônios imateriais da humanidade, de acordo com a Unesco, desde 2010. É referência para chefs e confeiteiros, sendo suas técnicas e receitas difundidas no mundo todo.  

Na semana Francesa, as opções de entradas são Sopa de Cebola com Pão Gratinado e Queijo Gruyére e Mexilhões à Provençal, ou seja, à moda da região da Provence. Para o prato principal, o cliente pode escolher entre Pescado do Dia à Meunière com vegetais; Entrecot com Sauce Dijon, purê de batata com cogumelos e azeite trufado; e Pato L’Órange com Purê de Maçã. Para sobremesa, Tarte au Citron ou Dacquoise de Amêndoas com Creme Diplomata de Pistache, Praliné de Nozes e Coulis de Framboesa.

Semana Italiana

A culinária italiana tem grande aceitação no Brasil, que recebeu diversas colônias no Sul e no Sudeste do país.  Para a entrada, o cliente pode escolher entre Abobrinha com Zabaione de Vinho Branco, Queijo Curado e Crostata de Longa Fermentação; e Gnudi de Ricota com Espinafre e Molho de Tomate. O Gnudi é um prato típico da Toscana e são bolinhas feitas de ricota, com formato parecido ao nhoque.

Agora, as opções de prato principal são três. Para quem aprecia frutos do mar, a pedida é o Risoto de Camarão com Tomate Assado. A Porchetta, carne de porco desossada e assada, vem com milho, mandioquinha e molho rôti de cogumelo. Típica da culinária romana, a massa Cacio e Pepe traz os sabores do queijo parmesão e da pimenta preta.

A Torta Caprese, de chocolate com farinha de amêndoas, é uma receita tradicional italiana originária da ilha de Capri. No Mayú, ela acompanha um sorvete feito na casa de Tiramissu, outro doce típico do país, à base de mascarpone, chocolate e café. A outra opção de sobremesa é a Pana Cotta de Limoncello com Torrone, em que a cremosidade da panna cotta harmoniza perfeitamente com os sabores cítricos do licor de limão e ganha um toque crocante das amêndoas do torrone.

Semana Asiática

De características únicas, a culinária asiática é milenar e ganha cada vez mais adeptos pelo mundo, dispostos a ampliar sua experiência gastronômica. Então, que tal provar um sanduíche frito? O Menbosha é uma das opções de entrada na Semana Asiática do Mayú e vem com recheio de camarão e molho picante. A outra é o Tataki de Atum – em que o peixe é servido cru ao molho Ponzu, feito à base de shoyu e laranja – bem comum na culinária japonesa.

O prato principal pode ser o Nasi Goreng: Arroz Frito de Filé com Camarão, Kimchi e Ovo Frito; o Bulgogi: Talharim de Arroz, Carne Marinada e Crispy de Alho-Poró; ou o Peixe Marinado no Missô e Saquê com Vegetais Grelhados em Molho Asiático. Entre os doces, vale experimentar o Bolo de Coco com Capim-Santo e Sorvete de Maracujá ou o Hotteok com Sorvete de Arroz, que nada mais é do que uma tradicional panqueca coreana recheada.  

Semana Mediterrânea

A culinária dos países banhados pelo Mar Mediterrâneo se difundiu internacionalmente por ser saudável e saborosa, rica em ingredientes frescos e nutritivos. Como entrada, a escolha é entre uma Berinjela Assada com Azeite de Amêndoas, Ricota Temperada, Mix de Salada de Broto ao Molho de Alho com Tahine; e um Kibe Frito com Coalhada Seca, boa pedida para os apreciadores da cozinha árabe.  

Peixe Fresco do dia com Molho de Espinafre, Purê de Grão-de-Bico e Vegetais Frescos; Cordeiro Assado ao Molho de Hortelã e Cuscuz Marroquino; Polenta Cremosa com Frutos do Mar são as opções de prato principal. Para fechar, as sobremesas são um bolo de semolina consumido na Grécia, o Samali, que no Mayú agrega os sabores de laranja, canela e noz-moscada, acompanhado por sorvete de gengibre; ou Espuma de Iogurte, Granola Caseira com Amêndoas, Creme de Morango, Gelatina de Pêssego e Compota de Maçã Verde.

Serviço

Restaurante Mayú
Local: Senac Reference (Av. Desembargador Moreira, 1301 – 4º andar).
Funcionamento: Para o almoço, de segunda-feira a sábado, de 12h às 15h. Para o jantar, de terça-feira a sábado, de 19h às 23h.
Informações e reservas:  85 994309755