Reciclagem nos shoppings RioMar gera renda

img1
Centrais de reciclagem dos shoppings também promovem a destinação correta dos resíduos 

O Dia Internacional da Reciclagem é lembrado na segunda-feira, 17 de maio. A data foi instituída pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura) para estimular a reflexão sobre o consumo, seus impactos e o descarte correto dos resíduos. 

Conectados às iniciativas de sustentabilidade, desde a sua concepção, os shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy mantêm em suas estruturas Centrais de Resíduos, que destinam corretamente todo o resíduo com potencial de reciclagem gerado pelos lojistas, funcionários e clientes dos empreendimentos.

Catadores

As Centrais de Resíduos contribuem também para geração de emprego e renda de catadores e suas famílias, moradores do entorno dos shoppings, que administram as Centrais, em parceria com os shoppings, ficando com os valores arrecadados com a venda do material reciclado. 

Beneficiários

Ao todo, 16 famílias são beneficiadas diretamente com a renda gerada nas Centrais dos dois shoppings, administradas pela Associação da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, no RioMar Fortaleza, e pela Rede dos Catadores de Resíduos Sólidos do Estado do Ceará, no RioMar Kennedy.

Só no ano de 2020, foram reciclados nas duas Centrais quase 422 toneladas, entre papel, papelão, plástico, vidro, metal e alumínio.

Essa iniciativa está presente em todos os shoppings administrados pelo Grupo JCPM no Nordeste (Salvador Shopping, Salvador Norte Shopping, RioMar Aracaju, Jardins, RioMar Fortaleza, RioMar Kennedy, RioMar Recife) e, ao longo de 2020, foram segregados 1.857,7 toneladas de recicláveis, beneficiando 154 pessoas que atuam diretamente nas sete centrais.

RioMar e Sustentabilidade

Os shoppings do Grupo JCPM no Ceará, RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy, já foram concebidos e construídos como equipamentos sustentáveis, recebendo, por exemplo, a Certificação AQUA (Alta Qualidade Ambiental) da Fundação Vanzolini de São Paulo, nas fases de concepção, projeto e realização da obra.

Os empreendimentos são capazes de consumir 35% a menos de energia, quando comparado a outros empreendimentos convencionais, pois têm amplo aproveitamento da iluminação natural.

Centrais de Reciclagem nos shoppings RioMar

RioMar Fortaleza – R. Des. Lauro Nogueira, 1500 (Estacionamento, Piso E1)

Comunidade Nossa Senhora Aparecida

RioMar Kennedy – Av. Sargento Hermínio Sampaio, 3100 (Estacionamento, Piso E2)

Rede de Catadores de Resíduos Sólidos do Estado do Ceará