Projeto Palavras traz contação de histórias e teatro de bonecos

img1
O quinto mês de ações com apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult) e a parceria cultural da Biblioteca Pública Estadual do Ceará e conta com uma programação variada e brinda o público com muita diversão

O Projeto Palavras do mês de maio chega com atrações especiais e com a qualidade que virou referência quando o tema é incentivo à leitura. O quinto mês de ações com apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult) e a parceria cultural da Biblioteca Pública Estadual do Ceará – BECE conta com uma programação variada e brinda o público com a participação do compositor e cantor Eugênio Leandro, a autora Vanessa Passos, o ilustrador Daniel Dias e os artistas Cleomir Alencar e Sany Rios, do teatro de bonecos e contação de histórias, respectivamente.
 
Projeto Palavras, uma realização do escritor e produtor Almir Mota e da contadora de histórias e terapeuta Júlia Barros numa ação conjunta com a Biblioteca Pública Estadual do Ceará e o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará, o projeto Palavras conta com o apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado e a parceria e agradecimento da Enel, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Gratuito

A programação gratuita e online continua pelo Instagram @palavras.projeto e @bece_bibliotecaestadualdoceara e pelo canal da Casa da Prosa no Youtube e da Biblioteca Estadual do Ceará – BECE.

Confira mais na programação abaixo*

Dia 12/5, às 17h, a pedagoga Sany Rios usará da literatura para promover entretenimento educativo às crianças durante a quarentena na internet, que se transformou num dos maiores sucessos com o trabalho de contação de histórias. 

Autores como Ana Maria Machado, Ruth Rocha, Sylvia Orthof, Elvira Drummond e produções autorais fazem parte do acervo da professora. Sany escreveu, em parceria com Míria Espíndola, a obra “Solzinho e a surpreendente missão do menino-árvore”.

A pedagoga, que tem o hábito de ler para os pequenos Lucca e Clara desde quando estavam na barriga da mãe, viu a atividade ser interrompida com o isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus. Para driblar a distância física, Sany resolveu gravar vídeos contando as histórias infantis e publicá-los em um canal no YouTube criado por ela.

Dia 15/05, também às 17h, o Projeto Palavras traz as aventuras do teatro dos bonecos com o artista plástico, ator e bonequeiro Cleomir Alencar. Cenógrafo, pesquisador em artes, fotógrafo e também educador, Cleomir integra o Grupo Ânima, onde começou a desenvolver trabalhos, espetáculos e oficinas de diferentes técnicas em várias cidades do Ceará. 

Cleomir encantou-se com o Cassimiro Coco, realizando espetáculos inspirados no boneco popular e em outras manifestações e expressões da cultura popular tradicional, como “As aventuras de Chico Coquinho” e “Se cochilar o cachimbo cai e Mãe D'Água''.